Quem conhece Viena ou já teve vontade de conhecer e pesquisou um pouco, viu que aqui existe um lugar chamado “Escola Espanhola de Equitação” ou, em alemão, Spanische Hofreitschule. Para quem nunca escutou falar – como eu, antes de vir para Viena pela primeira vez -, é a escola de hipismo mais antiga – e única no mundo – com estilo clássico puro, sem nenhuma modificação. Os cavalos são treinados a vida inteira e a apresentação é linda! Quem ama cavalos e sabe a dificuldade que é treiná-los, vai se encantar!

Eu acho cavalo muito lindo, mas a uma certa distância (o necessário para ele dar um coice e não me atingir). Tem gente que tem medo de cachorro, não tem? Eu tenho de cavalo e gato. Normal. O meu problema é que eu sei que eu tenho medo. Também sei que animal sente cheiro de medo. Medo + animal saber disso = coice ou gato se arrepiando todo para me dar o bote. Matemática básica.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post. Voltemos.

Schatz e eu fomos em uma apresentação dos cavalos. Coincidentemente era a última que eles fariam no verão. Fiquem atentos: não é atração que tem sempre. Quer vir para Viena para ver a Spanische Hofreitschule? Tem que se programar! Nós estávamos em 8 pessoas (parentes nos visitando!) e fomos na sexta para comprar ingresso para sexta. A gente teve muita sorte, mas é loucura. Aviso desde já. Olha o que aconteceu: para esta apresentação tem lugares em pé e sentado. Quanto mais confortável e perto dos cavalos, mais caro fica. Chegamos lá e nos foi informado que teriam 8 lugares, mas separados e dos 8, 5 ficariam em pé. Estávamos com a avó do Schatz e fomos perguntar se ela aceitaria ficar sentada sozinha – como disse, só tinha lugar separado. Ela aceitou. Fomos comprar e quem disse que tinham os lugares? Alguém já tinha comprado! Ficamos lá perto da fila pensando no que faríamos. Se a gente compraria para uma próxima vez, com todos os lugares juntos, sentados e, claro, com antecedência ou se a gente comprava pro dia seguinte no mesmo esquema: metade em pé, metade sentado e todo mundo separado. Palpite vai, palpite vem, estávamos perto da fila, um ouvido na conversa e o outro na atendende e a gente só escuta uma pessoa falando: “Então, eu queria devolver esses cinco ingressos. Não vai dar mais para a gente assistir”. OI? Não sei quem avançou primeiro: eu, Schatz, a tia, a prima… Sei que conseguimos 5 ingressos sentados e 3 em pé. Dos 5 sentados, 2 juntos e 3 juntos. Em pé sempre fica junto, né? É quase uma micareta! Até o suor alheio parece. Jesus amado! Eu, Schatz e prima dele ficamos em pé. Na nossa frente, estavam duas chinesas japonesas orientais que pareciam ter cortado cana uma semana inteira sob sol de deserto – sem tomar banho nenhum dia, evidente.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post parte II. Voltemos.

O espatáculo dura 90 minutos. É bem bonito: os cavalos parecem dançar! Os passos são no ritmo da música! Dão até uma reboladinha quando toca a música do É o tchan!. A reboladinha é verdade. 90 minutos parece ser muita coisa, mas não é. São umas 4 apresentações e quando você pensa: “ok, agora podia vir a próxima”, dá nem tempo de terminar o pensamento e a próxima já surge. Vocês sabem que eu sou sincera, então digo logo: se demorasse 91 minutos, ficaria meio chatinho. hihi Tenho certeza que quem gosta de cavalo, vai amar! Um beijo, Beto Carrero!

IMPORTANTE: meus tchutchucos lindos e queridos, não é permitido tirar fotos. Nenhuma. Nem dos cavalos, nem da parte de dentro antes da apresentação, nenhuma. Não, não, não. Decorem só essas duas palavras: foto. Não. Quando eu fui, rolou um bafafá gigante! Um energúmeno – graças a Deus não era brasileiro! – estava fazendo um escândalo porque o segurança pegou a máquina dele por ele ter sido flagrado fazendo APENAS uma filmagem. Vocês querem escutar o argumento do lindo rapaz? “Isso é um absurdo!!!!! Me avisaram que não podia tirar foto, mas ninguém falou nada sobre filmar!!!!!!!!” A vontade que eu tenho é de acabar o post aqui, ir pro canto e chorar de emoção por um argumento tão maravilhoso (só que ao contrário). Juro que ele tá no primeiro lugar de argumento mais trash da história da humanidade e daí, meu amigo, ninguém tira o rapaz. Sério: será que ele REALMENTE acreditava nisso?

Tem vídeo no youtube sobre a escola, mas como foi filmado dentro da apresentação, o que é proibido, não vou divulgar. Sim, sou cri cri com essas coisas. Sempre fui. No Brasil também. E quando é um brasileiro fazendo essas coisas, tenho vergonha como se eu própria tivesse feito.

Para quem estiver curioso, tem fotos no wikipedia e neste post que escrevi sobre os Lipizzaner.

Curiosidade para fazer você se emocionar: todos os cavalos da apresentação são brancos, mas eles nascem pretos. Eles vão envelhecendo e mudando de cor. Então se tiver um cavalo com algum toque de preto nos pelos, ele é mais novo do que um totalmente branco. Como tudo na vida, esta raça também tem exceção: às vezes acontece de um cavalo crescer e continuar com a tonalidade escura. Desde sempre acontece isso e a Escola diz que enquanto um cavalo continuar com o pelo preto mesmo depois de crescer, significa sorte para a Escola. Atualmente existem dois cavalos pretos e a mulher disse que é sorte em dose dupla! 1…2….3… OWNTI, QUE BONITINHO!

Espero não traumatizar vocês por finalizar o post falando sobre os valores:

Para ficar em pé pagamos 23 euros por pessoa.

Para se sentar, cada fileira é um valor. Nossos parentes se sentaram mais ou menos na fileira do meio (são poucas fileiras) e pagaram mais ou menos 50 euros por pessoa.

Beijos, queridos!