O final de semana foi prolongado (feriado na segunda) e eu e Schatz decidimos conhecer Zell am See, uma cidade que todo mundo diz ser muito bonita, cerca de 70 km distante daqui. Vocês não têm ideia do quanto é lindo o caminho até lá! A cidade em si é bem bonita – aliás, o sul da Áustria é de tirar o fôlego! – , mas não vimos muita coisa para fazer, então é um ótimo lugar para quem quer descansar no final de semana.

Claro que tirei umas fotos para vocês! Primeiro algumas do caminho até Zell am See:

DSCN1737_ergebnis DSCN1744_ergebnis DSCN1683_ergebnis

Olhem o cinema, que gracinha!

DSCN1717_ergebnis

Uma do lago de Zell am See:

DSCN1701_ergebnis

Se eu contar que não encontrei fotos da cidade na câmera, vocês acreditam? Viram como é bonita? Nem me lembrei de tirar foto! 😛 Sorry!!

Enquanto eu estava lá, fui percebendo que os hotéis anunciam quartos vagos somente em alemão e tive a ideia de fazer um pequeno “manual de sobrevivência” para quem estiver planejando uma primeira viagem à Alemanha ou Áustria ou qualquer outro país de língua alemã. Até porque as comidas também são um pouco diferentes. Eu nunca fui muito de comer carnes exóticas, mas como me casei com um cara que a-d-o-r-a, eu me lasquei: tive que experimentar muita coisa. Comi aqui na Alemanha pela primeira vez: carne de veado, tubarão, canguru, pato, coelho e banha de porco (para de me olhar assim, gente!). A carne de veado foi a primeira de todas. Assim que cheguei aqui fui a um restaurante com Schatz e um casal de amigos nossos. Schatz pediu carne de veado e eu pedi algo que não tem erro: Schnitzel (um nugget gigante). Quando os pratos chegaram, todos pediram para que eu experimentasse a bendita da carne de veado e experimentei. Gente, é SÓ a melhor carne do mundo!! Fiz aquele olharzinho-gato-de-botas-do-Shrek e meu marido trocou de prato comigo. Depois disso, passei a experimentar tudo por aqui! Já comi uma segunda vez em um outro restaurante e não estava tão bom, então tem que ter um pouco de sorte, eu acho. Coelho e pato são super saborosos, só não aconselho tubarão e canguru. HOR-RI-PI-LAN-TES. Tá, eu detestei.

Voltando a Zell am See, encontramos uma loja de especiarias por lá. Eu AMO queijo (aqui tem queijo de cerveja!) e lá tinha alguns muito gostosos! – Ah, aqui é normal pedir para experimentar queijo em loja, viu? Só não peçam para experimentar sorvete. Isso não existe! Estranho, né? Sim, eu já passei vergonha na sorveteria, mas vocês não passarão! – Pois bem, compramos o queijo e um bacon (peça inteira, não é bacon quadradinho, crocante!) feito com a carne de javali. Quando eu vi, pensei: “tá, eu é que não vou comer”. É um bacon muiiito escuro! Quase preto, sério! Mas depois fui ver que tinha esta cor porque tinha vinho tinto. Aí eu acho que vou experimentar e conto aqui no blog.

Gente, e o manual de sobrevivência que eu não falei até agora?? Vamos lá?

Manual de Sobrevivência

Quarto livreZimmer Frei. Também já vi só Frei (livre),
Apartamento de férias (para alugar)Ferienwohnung,
Self-serviceSelbstbedienung. Em todos os restaurantes que tiverem escrito Selbstbedienung não tem garçonete! Eu traduzi como self-service porque você tem que ir té o balcão para pedir. Não tem nada a ver com restaurante por quilo!
Joelho de porco (muuuuito comum!) – Eisbein, (pronúncia: aisbáin)
Nugget gigante (pode pedir sem medo!) – Schnitzel, (pronúncia: xnitzel. l no céu da boca! Não é xnitzeu. É com l!!)
SalsichaWurst. Se o nome for gigante e aparecer Wurst, é salsicha. (pronúncia: vurst)
VeadoHirsch (com chifre. Pronúncia: Rirxe), Reh (bambi. Pronúncia: rê. Não é “Rê” apelido de Renata. (O r sai do céu da boca.)
Bolinho suuuper comum aqui feito de batata ou pãoKnödel. Os recheados são gostosinhos, mas eu não sou muito fã dos sem recheio. Tem um que tem recheio com o gosto parecido com torresmo!! (pronúncia. O google traduziu como “torta”, mas não é! É um bolinho mesmo, formato de almôndega, só que maior!)Este merece destaque(negativo):
Não tem no Brasil. Não consigo traduzir em uma palavra, mas é uma fatia fina de gelatina e carne ou legumes, depende do que for o recheio. É a pior coisa que eu já comi na vida!! MUITO horrível!Sülze. Vamos ver uma fotinha para dar embrulho no estômago? Corajosos, cliquem AQUI!

Outro detalhe importante é sobre os banheiros públicos. Eles são pagos. Quando você não tiver que colocar moeda para a porta abrir, terá uma mesinha na porta do banheiro para colocarem as moedas. Quando tem só a mesinha, pode colocar quantas moedas quiser. Quando tem preço estipulado, varia entre 50 e até 1 euro (em estações de trem, por exemplo!).

Sobre gorjetas: eu e meu marido sempre damos 10% nos restaurantes que vamos toda semana (tipo o italiano aqui da cidade), mas os alemães acham muito. O certo aqui é dar alguns centavos, uns 50 centavos, mais ou menos (o chefe do meu marido foi jantar com a gente e deu 50 centavos). Ah, taxista também ganha gorjeta!

Espero ter ajudado com as dicas! Boa semana, queridos!