Alguns podem até dizer que a Globo quis mostrar o máximo de Viena no pouco tempo que tinha e esta seria a explicação para a novela ter cometido uns pequenos equívocos. Na verdade, o motivo não importa muito. O que eu não posso deixar é que vocês venham para Viena com as informações vistas na novela “Em família”. Globo e turistas em Viena, esta listinha com erros (e devidas correções) foi feita para vocês:
- Verônica (Helena Ranaldi) diz que vai dar uma “uma saída para conhecer a vizinhança” e sai, aparentemente, a pé. Qual atração turística fica perto do hotel? Várias. Ruas para compras, Igreja, museus… Pensei na hora: “Ela acabou de chegar de viagem, está cansada, teve uma mini-briga com o Laerte (Gabriel Braga Nunes), vai dar só uma voltinha… Certeza que ela vai conhecer a Igreja. A Karlskirche!” Acompanhem pelo mapa:
Para mim, esse trajeto define bem a palavra “vizinhança”. Mas não para Verônica. Para ela, significa ir até o Palácio Schönbrunn. Mapinha de novo:
Não é tão longe quanto parece (são 5 km), mas fica a pergunta: de onde ela tirou tanta energia para ir a pé até Schönbrunn, andar por lá e isso tudo depois de horas de viagem? Para vocês terem noção da área do Schönbrunn: (i) vienense se exercita (caminha/corre) nos jardins; (ii) o Zoológico da cidade fica dentro da área do palácio. Ela está de parabéns, viu? 47 anos com energia de duas de 15.
2. Para comentar a cena seguinte, guarde esta informação: o hotel Imperial fica perto da Ópera. Verônica sai do Schönbrunn e vai caminhar por uma ruela. Seria super bacana, se essa rua não ficasse 1,3km na outra direção. Explicando melhor: o hotel é o centro. Schönbrunn está no sul. A rua na qual ela estava caminhando, está no norte (o que é isso, gente? Amor ao esporte?) e depois ela aparece ao lado do cartaz do Laerte, na Ópera – isso significa que ela voltou ao centro e andou, portanto, os 1,3km até a ruela à toa. Se eu tivesse acesso ao celular dela, com certeza o cooper de Verônica ficaria guardado no aplicativo de caminhadas e seria assim:
Toda e qualquer história com “ele foi comprar cigarro e demorou/nunca mais voltou” vou substituir mentalmente por “Laerte, vou conhecer a vizinhança e já volto”.
3. Verônica e Laerte conversam. Ela com vestido sem manga, ele de smoking. Ao sair atrás de Luiza, ele veste um sobretudo, sai em pleno inverno e dorme no banco da praça pensando nela do Schönbrunn. Frio na madrugada é para os fracos, né não? Antes da soneca-ao-ar-livre-no-inverno, Laerte vai procurar Luiza. Primeiro ela aparece em frente à Prefeitura (ok, perto da Ópera, onde Laerte se apresentou) e depois ela vai para o Prater (parque de diversões)! Isso porque ela estava com a barriga roncando e ele iria procurá-la em cafeterias/restaurantes perto da Ópera. Ó o caminho que Laerte percorreu (a pé) procurando a Luiza:
4. Alice fala que olharam estranho para ela, que aqui não gostam de negros. Eu vejo preconceito com estrangeiro em geral (nunca tive problema nenhum, só ouvi casos). Outra coisa que eu escutei (e vejo) é que aqui mulher negra faz é muito sucesso. Claro que algumas podem sim ter sofrido preconceito, mas em regra elas são diferentes e fazem sucesso.
5. Como o Prater é pertinho do Naschmarkt (o mercado a céu aberto onde o grupo pede vinho), é óbvio que o Laerte procuraria a Luiza por lá. Vamos conferir se é pertinho mesmo?
Ok. Próximo!!
6. Luiza diz que está no museu de Freud, no lugar em que ele viveu e trabalhou a vida inteira (47 anos). Freud morou em Viena por 47 anos, mas se mudou para Londres – onde morou por um ano antes de falecer. Aliás, em Londres também tem museu do Freud e é lá que está o divã do famoso psicanalista.
7. Em Viena também tem horário de verão. Desde domingo passado temos diferença de 4 horas. Quando o capítulo foi ao ar (e quando a novela foi gravada), a diferença era de 3 horas. Luiza ficou de ligar meio dia para desejar feliz aniversário ao seu pai. Se ela ligou às 16 horas (em Viena), no Brasil era uma hora da tarde. Sorte ninguém da família ter percebido! Repito: desde o final do horário de verão no Brasil (último sábado/domingo) a diferença é de 4 horas!
Vou nem comentar a obra do destino que foi o Laerte reencontrar Luiza na rua do Museu de Freud, já que não tem nada turístico por perto.
9. Laerte vê Luiza, pede para o taxista parar e a segue. Isso aconteceu em frente ao Museu do Freud. De lá, Luiza e o grupo vão andando E SORRINDO por 3km até chegar na Hundertwasserhaus, depois continuam por 1,9km sorrindo (e seguidos por Laerte e Verônica) até a Catedral (Stephansdom – que está milagrosamente vaziaaaaaaaa) e, por fim, andam mais 1,2km até o Parlamento. Tudo bem pertinho um do outro! Cof cof
- Curiosidade: Este eu nem vou contar como erro, só vou comentar a título de conhecimento: a mãe da Luiza pergunta onde ela está e ela responde: “estou em um lugar lindo, mãe! Aqui todos os lugares são lindos!” Ela está em Hofburg, mais precisamente em Heldenplatz (praça dos Herois).
- Curiosidade(2): também não vou contar como erro e sim, como curiosidade. A Luiza (Bruna Marquezine) chama o Palácio Schönbrunn de “Palácio da Sissi”. Tudo bem chamar assim porque ela realmente morou lá, mas acho importante dizer que tem um museu próprio da Sissi que fica no Hofburg. Se você disser que foi ao museu da Sissi ou que viu as coisas dela ou qualquer outra coisa que dê a entender que o local tem como foco a vida e objetos da imperatriz, é natural que um vienense (ou alguém que conheça bem a cidade) pense primeiramente que você visitou o museu da Sissi e não o Palácio Schönbrunn. Outra coisa interessante: sempre é divulgado que o Palácio Schönbrunn tem 1444 quartos (A Luiza da novela falou que tem mais de mil quartos) e não é verdade. São “apenas” 307 cômodos distribuídos em 5 andares.
- Curiosidade(3): Quanto à história do Mozart, é verdade sim! Ele fez seu primeiro concerto aos seis anos de idade na chamada “Sala dos Espelhos” do Palácio Schönbrunn. O pai de Mozart, contou qual foi a reação de seu filho após o concerto:
O pequeno Wolfgang saltou para o colo de sua Majestade, a abraçou pelo pescoço e a beijou impulsivamente”.
Fofura!
Deseja informações e dicas sobre os tickets do Palácio? http://vivaviena.com.br/atracao-turistica/palacio-schonbrunn/
Ah, espero que vocês tenham gostado do novo blog. 🙂
Beijos, queridos!
Related posts
19 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Rachei do post, só fico triste de não ter visto a novela… Vou ver na internet depois. Morri com o “dorme no banco da praça pensando nela” haushaushausahsuashas
Amei o blog, mah!!! Só falta uma coisinha para ser perfeito: POST TODO DIA!!! =) KKKK Fico pensando como vc me aguenta! hahahaha
hauhauahuahauhua
Vontade de postar todo dia eu até tenho, mah. Quem sabe em breve? 😀
Te aguento fácil. hauahuahua
Beijao!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA “NA CORRERIA, GRAVANDO A NOVELA…” HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
HAUHAUHAUHAU
Sabia que você iria rir disso aí. hauhauhauhaua
Beijo, fia!! :**
Adorei o blog novo! Muito charmoso!
E me matei de rir com seu post de hoje. Não vejo novela, mas achei super engraçado você comentando os erros…
beijokas
Oi, Babi! Fico feliz por ter gostado.
Tentei manter mais ou menos como era o Scho Schee para ninguém (inclusive eu) se assustar com uma mudança tão radical. huahuahua
No Brasil eu era noveleira, agora não tenho como ser mais. 😛 Para ser bem sincera, minha irmã me avisou quando foi o capítulo em Viena e eu assisti só para ver o que eles iam dizer sobre a cidade. Quando decidi fazer o post, tive até que pesquisar os nomes dos personagens. huahauhua
Beijos!!
Letícia, o nome do blog dessa vez tá muito fácil!! kkkk
Não assisto à novela, mas aposto que essa galerinha aí tb devia estar de salto enquanto dava essa “voltinha”, né não?
hauhauhaua
Camila, acertou em cheio! Ela estava de salto. hauhuahuaha
Beijos!
Letícia… Anda assistindo a novela é? Vai curtir Viena que é muito melhor, menina! kkkkkk
Brincadeirinha… Adorei o post. Acho que sobre os erros, podemos considerar “licença poética”, como nas obras literárias… Bjim lindona.
Gersilene, minha irmã avisou o dia que o capítulo de Viena foi ao ar e eu vi só para saber o que eles falaram sobre a cidade (o blog é sobre Viena, né? Não poderia deixar de comentar!)
Mas não nego: sou noveleira! Já morava fora quando vi Avenida Brasil e também assisti Amor à Vida. Só não vejo essa porque estou em uma fase “cansada de novela e redes sociais”. hahaha
Ah, não se preocupe: curto Viena sempre! 🙂
Beijao!
Amoreca, já tinha vindo aqui conhecer, mas como tava viajando não tive como comentar. Ficou Mara, mah! E vi que você mudou a plataforma pro wordpress. Tá muito legal! Eu nem to acompanhando essa novela, mas morri de rir com teu texto! Tu é muito hilaria mesmo óh! Queria que a globo visse esse post! uahauahauaha
um bjão linda! Ótima semana pra vcs!
Ana
Oi, Ana!
Me mudei pro WordPress sim. Mil vezes melhor que o blogger, né? O único probleminha foi importar os posts e fotos… Preciso de tempo para organizar tudo, mas estou gostando muito do WP!
hauhauhaua Fico feliz por ter se divertido com o post. hauhuahua
Beijo grande, amoreca!!
Oi Letícia!!
Conheci seu blog hj e tô adorando todas as dicas de viena. Vou estar por aí em alguns dias e vou te dizer que, das 3 cidades autríacas que vou visitar (+ Innsbruck e Salzburg) essa é a que está me deixando mais desnorteada. hahahahahahha
A cidade é muito grande e tô achando as atrações muito longe umas das outras. Por este motivo, vou te fazer duas perguntinhas pra tentar arrumar o meu roteiro.
É possível conhecer Hofsburg e Schonbrunn no mesmo dia???
Se não, chego em Viena por volta das 15:30 e pensei em ir direto ao Hofsburg. Será que daria tempo de fazer a visita?? Vou estar hospedada no bairro Neubau.
Agradeço todas as dicas e aguardo tua resposta.
Bjos, Carol
Oi, Carol!
Fique desnorteada não. hahahaha Pode ficar tranquila: dá para fazer Hofburg e Schönbrunn no mesmo dia sim! Se duvidar, ainda sobra tempo para outro ponto turístico.
Viena é sim uma cidade que tem muito a oferecer, mas em 3 dias é possível visitar todos os lugares importantes (claro que depende muito do ritmo do viajante).
Ah, se você chegar e quiser conhecer algo, meu conselho seria ir direto para Schönbrunn (se o dia estiver bonito, melhor ainda). Porque o Hofburg é bem no centro, então tem muita coisa por perto (Museumsquartier, Mariahilferstraße, Albertina, Ópera, Burggarten…) Por isso eu deixaria para conhecer o Hofburg no dia seguinte ao da chegada para aproveitar e conhecer os lugares próximos de uma vez só.
Schönbrunn não é longe do centro (15 minutos de metrô), mas não tem nada turístico por perto (obs: é um palácio bem grande. Vários jardins, o zoológico de Viena é o mais antigo do mundo e fica no jardim do Schönbrunn, tem outros pequenos museus…) Claro que não é necessário visitar tudo o que o palácio oferece!
Espero ter ajudado.
Beijos!
A-D-O-R-E-I!!!! Valeu pelas dicas!!!
Aproveito pra dizer que ia adorar te conhecer! Chego em Viena dia 15 e irei p Schonbrunn como me indicou, mas no dia 16 devo estar ali pela região central. Se tiveres um tempinho na tua agenda adoraria te encontrar!
Bjos, Carol
Por nada, Carol! 😀
Quanto ao nosso encontro, te confirmo mais para frente, ok? Como será em final de semana, tenho que ver se estarei em Viena (Schatz e eu aproveitamos o fds para conhecer lugares por perto), mas seria ótimo!
Fico feliz por ter te ajudado.
Beijos!
Estou passando uns dias em Viena e encontrei o post por acaso, me matando de rir, uma vez que agora consigo fazer as ligações entre o que foi mostrado na novela e a realidade… A novela terminou na ultima sexta e eu já estava em férias, preciso ver se não teve mais algum errinho no final 🙂
hahahahaha
Depois me conta se você viu mais algum errinho, Flávio!
Divirta-se em Viena. 😀
Beijão!
Agora entendi o motivo pelo qual todo mundo babava na Sissi no Tripadvisor! Eu odeio novela e nem sabia que haviam feito uma que se passava em Viena! Mas entendi a “pagaçao de pau” dentro dos relatos! rs