Caso você queira experimentar um típico café da manhã vienense em alguma cafeteria, você provavelmente vai receber uns dois ou três tipos de pães, queijos e presuntos. Em “pães” está incluso um croissant. Além disso, geléia, manteiga e uma pequena porção de frutas ou um bolo com frutas. Para quem não sabe, austríacos (e alemães também) passam primeiro a manteiga no pão e depois a geléia. Sim, por cima da manteiga. Estranhei no início, mas tudo bem. Eles também estranharam quando peguei um pedacinho do pão, passei manteiga e comi. Peguei outro pedacinho, passei geléia e comi. Então ficamos quites. Na verdade, o placar final foi 1 x 0 para mim, porque fui mente aberta e experimentei comer esse quase-Big Mac à la Áustria. Gostei? Gostei. Levei pro meu dia-a-dia? Como sempre digo: tudo tem limites. Ainda prefiro comer um pão só com geléia ou só com manteiga.
Outro alimento que não pode faltar de jeito nenhum: ovo. O ovo que traduz a palavra “perfeição” aqui é a clara durinha-inha (duas vezes “inha” porque a parte mais próxima da gema fica um pouquinho mole) e a gema mole, o que eles chamam de “3-Minuten Ei”. Isso significa que ele foi cozido por três minutos. Já vi plaquinha em hotel escrito “3-Minuten Ei”! Agora vocês sabem que significa ovo com a gema mole.
E como se come sem fazer lambança? Quase todas as casas austríacas ou alemãs têm um conjunto de porta-ovo:
Alguns têm a prática necessária para cortar a tampinha do ovo sem quebrá-lo todo como acontece sempre que eu tento. Obrigada por me salvar em cafeterias e casas de amigos, Schatz! Outros não têm prática, mas um aparelho específico para fazer cortar a tampinha. Que, aliás, nem vou falar o nome porque vocês vão achar que é que pegadinha de 1° de abril. Gente, primeiro a foto desse trem:
Agora o nome. Acreditem em mim, porfa! É sério. Esse aparelhinho se chama:
Eierschalensollbruchstellenverursacher
A tradução seria “o que causa o ponto de ruptura na casca do ovo”. Ele cria uma região frágil no ovo que é exatamente onde a casca deve quebrar. Bacana, né? Tem vários modelos, mas o da foto tem um saleiro e pimenteiro na ponta.
Funciona assim, ó:
Primeiro você coloca o Eierschalensollbruchstellenverursacher (tem apelido não? Armaria!) em cima do ovo…
Depois você segura com uma mão para manter no lugar da foto acima e com a outra mão você puxa só o topo (no caso, essa parte oval onde é saleiro e pimenteiro):
Depois de puxar, você vai ouvir um pequeno estalo e está pronto! A tampa do ovo sairá certinha. Ah, corre o risco de ficar presa dentro do Eierschalenetc (a abreviação ficou boa? hahaha), mas sai fácil!
Resultado:
E se na casa dos seus amigos não tiver um desses? O que fazer? Das duas uma: ou você compra um e leva ou fala que não quer ovo. Pelo menos até eu descobrir a técnica de cortar com a faca para colocar aqui no blog. 😛
PS: peço desculpas pela qualidade das fotos. Fomos convidados para tomar café da manhã na casa de amigos e todos esperaram a gringa aqui fazer as fotos – algumas pedi para Schatz tirar -, o que me deixou levemente sem graça. Nem peguei a máquina, foi com o celular mesmo. Agravantes: todo mundo me olhando, pressa e fome. Aí já viu!
Mais um PS: muito comum ter espumante no café da manhã vienense! Não se assustem! 🙂
Aproveito para deixar o café do Motto am Fluss como dica. Excelente!
Beijos, queridos!!
Related posts
15 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Meu sentimento agora se resume a: saudade de Viena, principalmente de tomar café com você, amoreca!
Eu adorei essa coisa que quebra o ovo!!! Onde se compra?! Também não me acostumo comer pão com manteiga e geleia, acho até nojento, sei lá. Aqui, o marido come manteiga com Nutella, o que é mais igggga pra mim ainda.
Um bjão e lembre-se de mim quando tomar um café maravilhoso por aí! 🙂
hauhauhauha manteiga com Nutella é mais problemático mesmo. hauhauhauhua
Saudade também, amoreca!
Ih é! Me esqueci de falar onde compra: eu vejo para vender em toda loja de produtos para casa. É bem fácil encontrar!
Para mim, Cafe Edison = aquele dia que fomos lá. Sempre me lembro de você (e do Croissant maravilhoso huahauhua)!
Beijão!
Sério que você come pão com um OU com outro?? Nossa, achei que era super normal comer os dois juntos… EU só não passo manteiga pra comer nutella e/ou essas coisas de chocolate, de resto SEMPRE preciso de alguma coisa em baixo pra “grudar” o que quer que seja que eu queira colocar no pão… Enfim, costumes, costumes né… Muito interessante conhecer os dos outros…
beijinhos
Que legal, Babi! Você foi criada na Alemanha ou no Brasil? Vejo poucos brasileiros (na verdade, nunca vi hahaha) que misturam geleia e manteiga. Aliás, temos até pouco costume de comer geleia…
Concordo plenamente! Adoro conhecer costumes diferentes.
Grande beijo!
Fui criada no Brasil, mas acho que a influência alema na família falou mais alto. E realmente, no Brasil nao se tem muito costume de comer geléia, nunca tinha parado pra pensar, mas agora que você mencionou… Adoro essas diferencas… hehhe
beijinho
Guria, manteiga e geléia é super comum aqui em casa, mas eu que não curto geléia como pão com manteiga e doce de leite!!! Delícia!!!! E mais, quando eu era pequena comíamos pão com manteiga e açúcar!! Sério!!! Hahahahaha Hj em dia a dieta não permite!! Hahahaha
Tá difícil de voltar pra realidade aqui, viu???
Bjooooooo Carol
hahahahaha
Pão com manteiga e doce de leite eu nunca comi! Nem com açúcar… Mas pão com doce de leite, eu adoro!
Já é hora de planejar a próxima viagem, Carol! 😀
Beijo grande!
Pela proximidade com a Baviera eu achei que, assim como por lá, não fosse tão incomum tomar cerveja pela manhã. Fiquei em um hotel em Munique onde eram servidos vários estilos de cerveja no café da manhã.
Claro que acabei generalizando um hábito apenas por um lugar estar próximo ao outro, mas fiquei curioso se isso é ou não comum por aí, até pra poder dar umas dicas extras para os leitores do meu blog, o Destino Cervejeiro.
Gostei muito do post. Parabéns.
Abraços.
Adorei o cortador de ovo de nome estranho! Quero um pra mim!!!!
Abraços
Pode chamar o eier… de clack! 😊
Você é muito engraçada – rindo até agora daquele trem de tirar tampinha de ovos. Falando em trem, na minha família é pão com manteiga e queijo, nada de geleia ou coisas doces. Queijos são minha Disney também, seres vivos, fantásticos essas delícias, gosto de maturar em casa e imagino os que devem ter por aí. Estou destrinchando todas suas dicas, gracias por escribir.
Como sou de família alemã, sempre comi (comemos) pão com manteiga E mais alguma coisa como: geleias variadas, queijo, presunto, “Eierhäckerle” (que é um picadinho de ovo cozido com temperos rss). E tenho porta-ovos para comer os ovos cozidos com gema mole, mas são difíceis de encontrar em lojas comuns aqui em São Paulo. Acho que is brasileiros não tem o hábito de comer ovos com gema mole rss. Ah, também comemos ovos fritos… na manteiga e com a gema mole hahaha!
Guten Appetit!
Oi, Clarissa! Acho que a gente não tem hábito de ter um porta-ovos! Quando eu era pequena, adorava gema mole e minha mãe fazia sempre no café da manhã. Mas ela apoiava o ovo em uma xícara pequena. hahahahahaha
Ahhh, ovo frito com gema mole… UMA DELÍCIA!
Beijos!!
Vou a Viena e acho que já tenho algo em comum com os vienenses, adoro manteiga e geleia no pão, iguaizinhos eles, e amo ovo 3 minutos, só não sei cortá-los, quem sabe com o “aparelhinho”. Adoro seus posts.
Obrigadaaa! ❤️