Viena foi cenário escolhido para cenas de muitos filmes. Alguns são internacionalmente conhecidos, outros, apesar de famosos, há quem não conheça. Vamos conversar sobre cada um da lista de hoje e no final me conte nos comentários se você já assistiu a algum deles!

Veja 5 filmes gravados em Viena

1.Missão Impossível 5:  este é o filme mais recente gravado aqui em Viena. A première foi na Ópera com a presença do Tom Cruise. Eu pretendo colocar a sinopse dos filmes, mas “Missão Impossível” dispensa qualquer comentário. Ele com certeza está na categoria “Internacionalmente conhecidos” que falei acima. Veja o trecho do filme gravado na Ópera:

 

2. Antes do Amanhecer: mais um para a lista do “todo mundo conhece”! Esse filme tem um diálogo incrível e acontece em Viena. Jesse e Celine passearam pelos museus gêmeos (vocês me seguem no instagram? Já mostrei praticamente todos os lugares por onde eles andam), pegaram transporte público e deram o primeiro beijo em um dos vagões da roda-gigante do Prater.

+ Leia mais sobre a roda-gigante e o Prater

Sinopse: Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

Encontrei esse trecho em português, veja só:

 

3. O Terceiro Homem (Der Dritte Mann): este é menos conhecido internacionalmente, mas é muito famoso por aqui. Ganhou Oscar de melhor fotografia, melhor direção, melhor montagem e melhor edição. Também foi para o Festival de Cannes e venceu! Não existe um austríaco que não conheça este filme. Uma curiosidade: se você é fã do filme, não perca o “Dritter Mann Tour” – um passeio subterrâneo aqui em Viena que fará você se sentir no filme.

Sinopse: Um escritor americano chega a Viena após a Segunda Guerra Mundial e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto em circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.

 

4. Um Método Perigoso (A Dangerous Method): demorou para aparecer um filme com o Sigmund Freud, não? 🙂 O famoso psicanalista nasceu em uma cidade que hoje em dia pertence à República Tcheca (antes fazia parte do “Império Austríaco”). Ele tinha nacionalidade austríaca e ainda pequeno se mudou para Viena. Aqui morou grande parte da sua vida. Como ele era judeu, precisou fugir para Londres, onde faleceu. O consultório-casa dele aqui em Viena virou museu, mas já adianto: o divã está no museu do Freud em Londres!

Sinopse: O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley), sob influência de seu mestre e futuro colega, Sigmund Freud. Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

 

 

5. Caça às Bruxas (Season of the Witch): não vi este filme ainda. Tenho problemas sérios quando o personagem principal é o Nicolas Cage. Vocês já assistiram ao filme “O Sacrifício”? Gente do céu, é o pior filme que eu já vi na vida. Fiquei traumatizada (exagero nosso de cada dia) e se eu vir que tem Nicolas Cage atuando, eu já torço o nariz. Se você já assistiu “Caça às Bruxas”, me conte se você gostou. Quem sabe sua indicação me dá ânimo? 🙂 A peste negra faz parte da história do filme e Viena realmente sofreu muito com a doença, perdendo grande parte da população. São Carlos Borromeu é considerado o santo curador da peste e tem uma igreja aqui em Viena chamada “São Carlos” em homenagem a ele.

+ Leia mais sobre a história da igreja São Carlos (Karlskirche)!

Sinopse: Behmen (Nicolas Cage) lutou por vários anos nas Cruzadas, perdeu batalhas, amigos e também a fé. Ao desistir de ajudar a Igreja em sua luta pelo poder, ele só encontra devastação, fome e a peste negra. Ao lado de seu fiel escudeiro Felton (Ron Perlman), ele torna-se inimigo dos governantes, mas acaba recebendo uma missão que pode liquidar seus débitos: levar uma jovem, suspeita de ser uma bruxa, para um monastério distante. Mas o caminho será bastante tortuoso e mesmo antes de chegar ao destino, eles descobrirão que estão diante de forças sobrenaturais e que o mal está além de toda e qualquer compreensão.

 

Nota: A foto em destaque foi feita por *- mika -*.

Claro que há outros filmes gravados em Viena e na Áustria como um todo. Farei mais posts contando! Você já assistiu a algum desses filmes? Me indique o seu predileto!