Meu povo, vou começar a escrever um pouco sobre os lugares que eu já conheci! A primeira cidade escolhida foi Berlim (quando você vir escrito Berlin, assim mesmo, com a letra “n”, é porque está em alemão!) pelo simples motivo d’eu a considerar a melhor-mais-bonita-salve-salve cidade do mundo! Tá, longe de mim ter conhececido o mundo inteiro (snif), mas que eu amo Berlim de paixão, aí ninguém pode negar.

Vou mostrar um pouco para vocês! Fotos by Letícia e/ou Schatz, hein, moçada?

Em Berlim tem um lugar que concentra os museus da cidade e se chama “Ilha dos museus”. Claro que tem um ou outro fora da ilha, mas os principais estão lá!

berlim

A próxima é de uma escultura que eu sou simplesmente apaixonada! É triste, mas de uma beleza sem igual! O lugar se chama Neue Wache e fica na mais conhecida rua da cidade: Unter den Linden.

berlim

O nome da escultura é Mutter mit totem Sohn, que significa: “Mãe com o filho morto”. Agora me diz se não é a escultura mais triste e mais linda do mundo? A beleza dela está bem no teto: o lugar é coberto, mas tem um círculo aberto que pega apenas a escultura da mãe com o filho morto nos braços e sabem o porquê? Porque assim a escultura sofrerá todas as mudanças climáticas. Tenho o sentimento que é para deixá-la viva, entendem? Ah, ela foi feita como lembrança das “vítimas da guerra e da tirania” (é a tradução do que está escrito nela). Schatz já tinha ido no inverno e tem uma foto no computador dele que somente a escultura está com neve. O resto do lugar está sem nada, por ser coberto. Eu achei a ideia do teto aberto sob a cabeça da mãe com o filho uma poesia! Chorei quando vi! Sem contar que embaixo das pedras (essas 4 pedras grandes que sustentam a escultura) tem terra de um campo de batalha, cinzas de um soldado e cinzas de uma vítima da guerra. Berlim, te amo.

Como não poderia faltar, o Brandenburger Tor – Portão de Brandemburgo:

berlim

O Reichstag (Parlamento):

P1080110

Lá dentro e uma foto lá de cima:

berlim

 

berlim

Schloß Charlottenburg (castelo):

berlim

 

berlim

E o muro de Berlim? Ainda tem? Todo, todo, é claro, não tem mais, mas em alguns pontos da cidade (o mais conhecido é em Potsdamer Platz) ainda existem algumas colunas. Uma coisa interessante é que por toda a cidade tem uma marca no asfalto indicando por onde passava o muro. Alemão não gosta de falar do passado, mas faz questão de não esquecer.

O Potsdamer Platz é tipo um centro cultural: é lá onde são as apresentações, teatros, cinema, alguns barzinhos/restaurantes…

O Checkpoint Charlie:

berlim

Não sei se já contei aqui, mas eu tenho um caso de amor e ódio pela Segunda Guerra Mundial, então, para mim, o Museu Judaico (Jüdisches Museum) é um passeio imperdível para quem visitar Berlim. Por falar em judeus, foi construído o “Memorial do Holocausto” em lembrança aos judeus mortos na Guerra. Tirei uma foto, mas não sei se dá para vocês terem noção de que as pedras têm tamanho diferentes, é como se fosse uma onda: algumas altas, outras curtas, outras médias… O piso também acompanha “a onda” (não é regular!):

berlim

Um outro local que tem restaurantes, cinema, teatro e lojas é o Hackesche Höfe. Quando fui a primeira vez, fiquei com um pouco de medo, confesso. Achei o lugar meio estranho, mas depois voltei com Schatz e comemos super bem por lá! Infelizmente a ideia de anotar nome dos restaurantes só veio agora e esta viagem foi em 2010. 🙁

berlim

berlim

E ainda tem uma porção de coisas para falar sobre esta cidade que tanto gosto! O campo de concentração é mais ou menos uma hora distante de Berlim (dá para ir de metrô, mas tem que pegar o ticket “ABC”) e não vou falar mais sobre isso neste post porque não quero finalizá-lo com coisas tristes, mas se vocês tiverem curiosidade, eu escrevo um novo post sobre o campo. Continuando a nossa viagem, a “5ª Avenida” de Berlim é a Kurfürstendamm que o povo chama carinhosamente de Kudamm. Dizem que é o paraíso das compras (passei só para olhar, não vi valores nem comprei nada). Ah, já que está lá (é longe do centro da cidade!) dê uma passadinha na Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, uma Igreja que foi parcialmente destruída com os bombardeios da Guerra e uma parte foi mantida assim. Muito linda!

berlim

E, sabe de uma coisa? Já que você já está lá – parte II, dê uma passadinha no Zoológico, vai! É um programinha que sempre me chama a atenção! Acho chato e legal ao mesmo tempo. Sou doida? Aliás, foi lá que eu vi bebês de avestruz pela primeira vez!

berlim

Dica: não perca tempo nas filas para comprar o ingresso. Neste site você pode comprar tickets para atrações turísticas em Berlim, recebê-los por e-mail (não se esqueça de imprimir!) e adeus, fila! Muito prático!

Uma graça, né? Ai, queridos! Me desculpem por postar tão tarde. Ontem foi feriado e isso me fez pensar que hoje era segunda. hihi

Beijos!