Aqui em Viena é possível comprar tickets de metrô usando apenas o celular. Como? Usando o NFC (Near Field Communication). É esta tecnologia aqui, ó:

O valor mudou! Hoje custa €2,20.
O valor mudou! Hoje custa €2,20.

Toda estação de metrô tem as máquinas onde você comprará o ticket, certo? Ao lado de cada máquina terá a tecnologia NFC. Não vou me estender no assunto – quem lê pensa que eu sou a especialista e seria capaz de dissertar sobre -, mas o NFC permite uma comunicação sem fio entre dois dispositivos. Exemplificando: se você tem celular que suporta esse tipo de tecnologia sem fio e quer comprar o ticket de metrô, tudo o que você precisa fazer é encostar as costas do celular onde está escrito “NFC” (ver foto acima) e pronto. Depois de um segundo você vai receber uma mensagem e esta SMS será seu ticket. Sim, se o cobrador te parar e pedir para ver o bilhete, você mostra a mensagem recebida. Já fiz isso 200 mil vezes! Pode fazer sem medo!

Tentou e não deu certo? Vá em configurações – mais configurações – NFC e veja se está ativado.

O ponto negativo: o ticket que se compra utilizando essa tecnologia é o bilhete único. Isso significa que para a volta – e todas as outras vezes que você precisar usar o metrô – terá que comprar um novo bilhete.

Hoje em dia eu tenho o cartão anual, mas no início eu usava muito e era uma belezinha porque várias vezes a fila estava gigante e eu pedia licença, chegava pelo canto, encostava o celular e ainda recebia meu bilhete antes da pessoa que já estava comprando pela máquina. NFC é só amor! Claro que é ideal para as “horas de desespero”. Se você for usar muito o transporte público, é melhor já comprar o ticket para quantos dias você ficará na cidade (24h ou 72h, por exemplo). Só não se esqueça de validar o seu bilhete, porfa (pelo NFC não precisa validar. É uma SMS, se lembra?)! Leia o post que escrevi sobre como funciona o metrô de Viena (inclusive validação do bilhete): http://vivaviena.com.br/vou-visitar-viena/metro-u-bahn-viena/!

Beijos, queridos!