É praticamente impossível falar da Grécia antiga e não contar um pouco da história. Posso começar a aula? Vai ser bem rapidinha! 😀
A região onde hoje é Corinto foi inicialmente povoada no ano 5000 a.C. Sua localização privilegiada entre os golfos e a abundância de água no local tornou Corinto uma das cidades mais ricas da Grécia antiga. Ao se juntar com Esparta, se tornou também uma das mais poderosas. Durante a guerra Persa, Corinto participava de todas as batalhas.
Enquanto isso, o poder de Atenas só crescia. Isso fez com que Corinto se sentisse ameaçada e as duas começaram a disputar território entre si, o que desencadeou a Guerra do Peloponeso. Quem saiu vitoriosa? Minha gente, tem que ser muito macho para vencer uma luta contra os espartanos (me diga que você viu o filme chamado “300”, porfa)! Momento recordar o parágrafo anterior é viver: Corinto e Esparta eram aliadas.
Muito tempo depois, Corinto foi totalmente destruída pelos romanos (Lucius Mummius) e, após 100 anos, Júlio César reconstruiu a cidade.
Sua história não foi marcada somente por outras batalhas, alianças (e até dois terremotos!), mas também por adoração aos deuses – como eram os jogos ístmicos, celebrados em homenagem a Poseidon (Deus do mar). Por mais conhecido que ele seja, o templo mais famoso é de outro deus: o de Apolo. Mesmo que você talvez não reconheça pelo nome, tenho certeza que você já o viu:
O ângulo da foto acima é o mais comum e vocês acreditam que é a parte de trás do templo? Reparem a direção das colunas da direita. Se você não conseguiu visualizar, compare com a imagem na placa (ao lado do “Viva Viena!”). Visualizaram?
Pronto! Não falei que a aula seria rápida? 🙂 Agora vamos às dicas: entre as ruínas tem um museu arqueológico muito bacana. Vale muito a pena visitar – até porque já está incluso no valor da entrada (€6 por pessoa), então você não tem nada a perder!
Ah, Corinto é bem pertinho de Atenas, viu? Por “bem pertinho” leia-se: uma hora e pouco de viagem. Bom, o importante é que é possível fazer passeio de um dia para lá e, gente, é pisar em um local que existe desde 5000 anos antes de Cristo! Nem preciso falar que eu aconselho muito o passeio, né?
Alguém aí já foi, gostou e tem outras dicas?
Em tempo: se você vai a Corinto, não deixe de ler sobre o Canal de Corinto. Fabuloso!
Beijos, queridos!
Related posts
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Posso comentar o post sem ter visto o filme “300” ou serei banida? kkk
Sim, mais um filme famoso para entrar na sua lista “zuar Mirelle por não ter visto” hahaha
Adorei a aula de história, algo que eu adoro.
O que não gostei foi a mixaria de foto. DUAS?? hahahahaha
Gente que não viu e filme e fica fazendo exigências. Sim eu.
Adorando saber mais sobre a Grécia!!
Beijos históricos!
P.S: não resisto e fico pensando nos beijos temáticos. Vou parar (um dia), prometo! hahaha
O filme 300 tem a ver com Esparta, mah! Isso é sim motivo para ser banido, mas tenho um bom coração e vou fingir que não li isso. hahahaha O filme é bom. O chatinho é que tudo gira em torno de guerra, ou seja: sangue a cada 5 segundos. Por isso não acho um filme imperdível (levo muito susto, fecho os olhos, aí já viu), mas confesso que fui para Esparta só por causa dele. hauhauahuahuaha
Eitttaaaaaaa, não é que eu me esqueci de colocar as outras 2 fotos? Eram 4, ó! Agora já arrumei. Você tem toda razão: um post com duas fotos não faz muito meu estilo. hahahahaha
Beijo dos deuses (HAHAHA)
AAAAHHHH agora sim!!! Ficou bem ilustrado, igual livro de história! kkk
Morri com beijo dos deuses!!! Mil caverinhas kkkkkkkkkk
Adorei seu blog!!!!!
Estamos querendo montar um roteiro pela Grécia Continental…será que vale à pena deixar as ilhas para uma próxima????
Como ficou seu roteiro?
Beijos!
Com certeza, Tatiana! Principalmente se o tempo de viagem for curto.
As praias do continente são tão bonitas quanto das ilhas (se duvidar até mais bonita! Conheço Kreta e Santorini). Ainda tem o melhor de tudo: sem a multidão de turistas. Meu marido e eu fomos para várias prais lindas que pareciam ser somente nossa. Um paraíso!
Uma das praias mais bonitas do mundo fica no continente e se chama Voidokilia. Fomos e adoramos! É necessário alugar um carro para chegar até ela. Outra cidade incrível é Limeni. A água tem azul MARAVILHOSO! Neste post tem uma foto de cada lugar que eu passei: http://www.vivaviena.com.br/viagens/lugares-para-viajar-na-grecia-muito-alem-das-ilhas-gregas/
Beijão e boa viagem!
Estou adorando seus posts
Eu estarei sem carro. Como faço para ir de Atenas para a parte antiga de Corinto, as ruínas dos templos?
Obrigada
Eu aluguei um carro para toda a viagem pela Grécia, Helen. Por isso não sei te dizer como ir sem carro. Aconselho perguntar no hotel!
Beijos e boa viagem!
Oi xará!! Desculpa por ter perguntado só ”um ano” depois mais queria que você fizesse um breve resumo sobre os Micenas da Grécia Antiga Obrigada <3 !
Oi, xará! Não sei o porquê, mas estou sentindo cheiro de trabalho escolar no ar! Acertei? hahaha
De qualquer modo, fui para Corinto, mas não cheguei a conhecer Micenas…
Beijos!
Eu vim por conta do jogo Assassin’s Creed – Odisseia, que se passa na Grécia Antiga e tem como palco central a Guerra de Peloponeso (inclusive uma das missões da história principal se passa em Corinthia), adorei o texto e o blog
Obrigada, Thaisa!! ♥