Para você aproveitar as informações contidas neste post, primeiro você deverá deixar de romantizar a palavra „relacionamento“. Aqui ela está empregada como encontro entre duas pessoas, não importando se este encontro é entre amigos, namorados, sogros e nora, sogros e genro, irmãos, primos…. O que importa é: a nossa cultura é diferente da cultura austríaca e este post é para que um brasileiro conheça um pouco sobre o modo de viver do austríaco e comece com o pé direito em um primeiro contato.
Não estou dizendo que ao morar na Áustria nós temos que nos tornar um camaleão, esquecer nossa cultura e vestir a camisa austríaca. Pelamor! Pense comigo: se você sempre usa porta-copos porque não gosta de ter marca dos copos molhados em cima da mesa, chama amigos para jantar em casa e eles usam o porta-copos, você vai ficar feliz e não custou nada aos seus amigos seguirem seus costumes por algumas horas, mesmo que em casa eles não façam a mesma coisa, correto? Agora que vocês entenderam o meu intuito com este post, podemos começar!

Seja pontual

O jantar foi marcado às 19 horas? Esteja lá exatamente às 19 horas nem que isso signifique sair um pouco mais cedo de casa. Putz, você ficou com receio de se atrasar, saiu com tanta antecedência que chegou 15 minutos antes do horário combinado? É, meu amigo(a), dê uma voltinha de 13 minutos no parque – é bem provável que tenha um parque próximo – e pronto. Só por você chegar pontualmente, um sorriso do anfitrião já está garantido.

Tire os sapatos

Em todas as casas têm um espaço destinado aos sapatos no hall de entrada. Ninguém usa o „sapato da rua“ dentro de casa porque eles não acham higiênico. É um sapato sujo, que pisou em Deus sabe o quê pelas ruas e parques da cidade. Por isso, ao chegar em casa, a primeira coisa que os austríacos fazem é tirar os „sapatos de rua“ e colocar os „sapatos de casa“, que são, normalmente, uma espécie de pantufa. Use uma meia sem furos porque você também deverá tirar seus sapatos e colocar pantufa. O anfitrião tem pantufa extra para o convidado! Ah, outro motivo para usar as pantufas dentro de casa: os sapatos de rua fazem barulho que provavelmente incomodará o vizinho de baixo.

Historinha: no meu primeiro Ano Novo por aqui, Schatz e eu fomos convidados para comemorar na casa de amigos. Fui arrumada, com salto e tudo, como iria no Brasil. Cheguei lá, tive que tirar o salto e usar essas pantufas. Acabei de imaginar blogueira de moda visitando um lar austríaco. Os looks do dia certamente seriam do joelho para cima.

Quer água sem gás?

Sem problema algum, mas não se espante ao ouvir o barulho do anfitrião abrindo a torneira da pia da cozinha. É assim mesmo! Água sem gás é também conhecida como „água da torneira“. Pode beber tranquilo(a) porque ela é famosa pela ótima qualidade (vem dos alpes). Pode ser que você estranhe um pouco o sabor, principalmente se for sua primeira viagem à Europa.

Leve uma lembrancinha

Quando for convidado para jantar na casa de alguém, é educado levar uma lembrancinha. O mais comum (e todo mundo adora) é levar uma garrafa de vinho. Também é comum levar flores, mas se você quiser um tipo específico, aconselho se informar direitinho na floricultura porque se você der cravos vermelhos, você estará mexendo com política e há tipos de flores usadas somente em velórios (lírios, por exemplo). Então, dar flores merece um cuidado especial. Se você estiver vindo do Brasil, também vale uma lembrança típica. Acho que uma cachaça para fazer caipirruinha é uma boa escolha! Até porque uma „Velho Barreiro“ que no Brasil custa menos de R$10, aqui custa um pouco mais de €15. Pode parecer pouco, mas é valor suficiente para comprar um vinho de qualidade. Trocando em miúdos: cachaça aqui é bem mais cara!
Se o jantar for naquele velho esquema de cada-um-paga-o-seu, não precisa levar lembrancinha para quem organizou o encontro.

Como cumprimentar

Sempre com aperto de mão. Assim você nunca erra! Se a pessoa for menos formal, ela vai te dar um abraço (raro em um primeiro contato) ou vir na sua direção para te dar beijo no rosto. Como disse antes, o aperto de mão é o mais educado e não tem erro.

À mesa

Ao comer não tem muita novidade. É como no Brasil: espere o anfitrião começar a comer para você, como convidado, começar também. A diferença está ao beber. Austríaco tem costume de brindar. Ninguém começa a beber antes de brindar. E só se brinda quando todo mundo estiver servido. Na hora do brinde ou eles falarão Prost ou Zum Wohl, mas isso é somente uma curiosidade. O importante mesmo é um outro costume: olhar nos olhos de cada pessoa com quem você for brindar.

 

Nara, muito obrigada pelo e-mail com as perguntas e por, consequentemente, me inspirar a escrever este post. Espero ter ajudado você e outros leitores com a mesma dúvida.

A cultura alemã é bem parecida com a austríaca: veja o post da Nicole do blog Agenda Berlim com “10 dicas para você não fazer feio quando convidado a uma casa alemã“!

Agora é a sua vez: eu me esqueci de algo que você se lembrou? Acrescente aqui nos comentários!