Antes de começar com as dicas para se manter quente no inverno, me lembrei de uma história da época em que eu morava na Alemanha, mas ela é tão boa que se tornou inesquecível: meu cunhado, conversando com um alemão na época de natal, comentou que dezembro é verão no Brasil. O espanto foi geral:
“Como assim? Vocês não têm Natal branco? Não consigo nem imaginar!”
Explicação rápida: natal branco significa natal com neve! Meu cunhado foi explicar: “quando aqui é verão, no Brasil é inverno e quando aqui é inverno, lá é verão”. Gente, agora vem a pergunta-bomba: “Sério? Que mês é no Brasil agora?” O raciocínio está ótimo: “inverno lá, verão aqui. Verão aqui, inverno lá. Fácil. Outubro aqui, março lá! Ah, agora sim!!” Entendeu tudo mesmo! Só que ao contrário.
Depois dessa história perturbadora que me rendeu duas horas de risadas intensas quando meu cunhado me contou, vamos para as dicas de inverno! Eu decidi fazer este post porque quando eu viajei para cá pela primeira vez, vim para ficar dois meses – de novembro até janeiro – e foi muuuuito cansativo ficar procurando roupas, comprar sobretudo, bota e afins. Sinceramente? Posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes já usei meu sobretudo! É ótimo para dias com vento forte (e para glamour, convenhamos!), mas para aquecer não dá! É casacão de inverno mesmo! Daqueles com lã dentro e não precisa ser até o pé não. Pode ser até o quadril, um pouco maior do que uma jaqueta jeans normal. Duas coisas que eu comprei só porque vi na internet que eram boas, mas não confiava muito: meia-calça e segunda pele. A meia-calça deve ser grossa e hoje eu sei que me salva muito! A segunda pele é SÓ a melhor coisa que existe no mundo! Encontrei uma igual à minha na internet e vou postar o link com a foto. Para você que está no trabalho: não abra porque a imagem é de uma menina vestindo a segunda pele e ela é meio transparente… Olhe para os lados. Não vem ninguém? Então, clique aqui! Parece que não ajuda nada, né? É a melhor coisa do mundo! Podem comprar sem medo! Em tempo: comprei no Brasil!
Outra dica que eu considero SUPER importante é sobre bota. Eu errei na compra da minha. A sola dela é de borracha e lisa (só pensei na beleza na hora. Primeira viagem pro exterior e eu ia chegar em Paris, capital da moda, com uma bota feia? Jamais!) É… jamais naquela época. Hoje eu vejo o quanto é importante uma bota que aguente o frio de verdade. Sem contar que usar bota de sola lisa no inverno é ter a certeza de escorregar em algum momento da viagem. Quando me mudei, comprei uma com a sola correta (mais ou menos assim). Não tem uma foto da parte de baixo da bota, mas pela lateral você consegue ver que ela tem uns “caminhos”, uns “buracos” (como se chama isso, gente?!)? Não estou dizendo que a da foto é linda e perfeita. O importante é não ser totalmente lisa porque são esses “buracos” que não te deixam cair quando a rua estiver com neve. Tudo bem que esta bota está mais para um tênis de cano alto, mas tudo bem já que ela é excelente para tudo – inclusive caminhadas na montanha (para conhecer as Almen – plural de Alm!). E bota de salto? Nem pensar! Eu não tenho nada contra salto – até porque em Brasília eu ia até para a padaria de salto – mas o ideal para turistar é um sapato confortável.
Quanto à quantidade de blusas, sempre uso várias quando o inverno está rigoroso. (várias significa mais de duas. Usar duas blusas compridas de uma vez só e o casacão por cima é normal). Quase me esqueci de comentar sobre gorro, cachecol e luvas!! Uma palavra: indispensáveis. Quer ficar quentinha e sem medo do frio lá fora? Coloque a meia-calça, depois a calça jeans, em seguida a segunda pele e ao vestir a primeira blusa comprida – por cima da segunda pele! – coloque-a por dentro da calça, porque aí ela não vai deixar nenhum ventinho tocar sua pele. Depois desse ritual é só colocar as outras blusas – se necessárias -, o casaco de inverno, as luvas, o cachecol, gorro e pronto! Se você fizer tudo isso direitinho, é mais provável você sentir calor do que frio. Pode confiar!
Recapitulando:
- Casaco quente como estes: http://www.hm.com/at/search/#!/products?q=daunenjacke (já coloco o link para vocês compararem com os preços do Brasil – às vezes compensa até comprar aqui!);
- Meia-calça grossa (para inverno);
- Bota (normal mesmo. Não precisa ser com pelinhos dentro. A meia-calça já aquece – e por cima da meia-calça vem a meia normal!);
- Blusa mais compridinha e fina. Ex: “segunda pele”. O ideal é ser fina para você colocar a blusa que quiser por cima e não prejudicar o visual. 😛
- Gorro, luvas e cachecol. Os três são bem baratinhos aqui!
Sei que parece ser muita coisa, então procurei um vídeo para mostrar para vocês que não é tão difícil como parece:
httpv://www.youtube.com/watch?v=MF-Vk0rgTRs
Alguns pontos importantes para quem assistiu ao vídeo acima:
- Ela substituiu a meia-calça grossa por uma legging + meia longa. Gostei disso!
- Aqui em Viena o cachecol é um item obrigatório no inverno.
- A bota com pelinhos dentro não é necessária. Melhor colocar duas meias do que gastar money com algo que vai usar poucas vezes. Eu nem tenho esse tipo de bota e sobrevivi até hoje! hahaha)
P.S: A querida leitora Caroline me mandou e-mail com algumas perguntas e uma delas era sobre roupa para o inverno. Coloquei parte da minha resposta neste post para ajudar quem tiver a mesma dúvida.
Se você estiver cansada de usar o cachecol sempre da mesma forma, encontrei um vídeo bem bacana ensinando 25 jeitos de usar diferentes de usá-lo. Legal até para os dias de frio no Brasil!
httpv://www.youtube.com/watch?v=5LYAEz777AU
Beijos, queridos!
Related posts
31 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Nossa, amei as dicas!!!
Adoro inverno!! Acho que as mulheres ficam mega elegantes. E o vídeo não me deixa mentir!
ADOREI as dicas do cachecol! Sou muito sem criatividade. Vou usar com certeza.
Ah, a frase: “Para você que está no trabalho…” foi pra mim kkkk abri o link com o maior cuidado!
Beijos aquecidos!!
hahahaha
Eu também sou sem criatividade. Vou tentar colocar em prática algumas formas diferentes de colocar lenço/cachecol.
Olhou pro lado antes de abrir, mah? Deu tudo certinho? ahuhauhauhua
Beijão!!
kkkkkkkkk projetei o corpo para frente pra esconder o monitor e fiquei com o dedo a postos no mouse para fechar a tela em caso de emergência hahahahaha
não respondi: deu tudo certo kkkk
Deu certo mesmo! Eu nem reparei! Agora vou controlar melhor essas visitas ao Viva Viena. rssss
Sensacional suas dicas Le, AMEI!!!! Adorei os vídeos, principalmente sobre o casaco mais grosso e botas. Arrasou =)
Obrigada, Fê!
Feliz por você ter gostado! 😀
Beijão!
Dicas mais do que necessária! Frio… aí vou eu! hahaha
Que bom que gostou das dicas, Vivian!
Frio está aqui te esperando (até que hoje foi mais tranquilo)!
Beijão e boa viagem!
Bom, estou indo sexta pra Europa (aventura de inverno hahaha). Minha primeira ida à Europa e já começo assim ne?! Tava super em dúvida do que vestir/levar, consultei 1001 blogs e posso dizer que aqui eu conseguir elucidar minhas dúvidas e ver claramente o que vestir/levar. Obrigada pelas dicas maravilhosas! Bjs
hahaha aventura de inverno mesmo! Essa época antes do Natal é muito bonita também. Apesar do frio, acho que você vai gostar! 🙂
Muito obrigada, Bruna!
Fico feliz por ter te ajudado. Qualquer coisa, só perguntar, ok? Respondo com o maior prazer!
Beijos e boa viagem!
Letícia, parabens pelo site. Vou a Viena em Dezembro e ele esta ajudando muito! Tenho uma dúvida: precisamos de novas roupas de frio (eu, esposa e filha de sete anos). Onde você recomenda aí em Viena? Não buscamos nada de grife, nem lojas de departamentos super caras … Desde já, obrigado!
Na Mariahilfer Straße você encontrará muitas lojas, Thiago!
Desça na estação “Westbahnhof”, linha U6 e você já estará na Mariahilfer Straße.
Beijos e boa viagem!
Muitissimo obrigado! Vou acompanhar seu site! Precisando eu volto, viu?! 😉
hahahaha Claro, volte sempre que quiser! 🙂
Oi Letícia! Muito bom o seu post e adorei o seu blog! Estou planejando ir pra Viena pela segunda vez. Na primeira vez fui no verão, mas agora vou em fevereiro. Queria saber se normalmente tem neve na capital nessa época e se você indica algum lugar pra comprar botas de inverno que não sejam caras. Tem bastante liquidação nesse período? E mais uma dúvida: vc acha que vale a pena procurar no mercado de pulgas? Obrigada! 🙂
Oi, Jussara!!
Que legal você vir para Viena pela segunda vez! Ótimo sinal! 😀
Viena não é uma cidade que neva muito. A chance maior é nevar em dezembro e janeiro, mas tudo pode acontecer! Tem uma rua de compras muito boa com várias lojas em conta que se chama “Mariahilfer Strasse”. Lá você vai encontrar com certeza! Eu não gosto muito de mercado das pulgas porque são coisas beeeeeeeem antigas e tem que procurar bastante para encontrar algo legal (vá conhecer! Talvez você ache algo. Aqui tem todos os sábados no Naschmarkt).
Beijos!
Oi, Leticia! Adorei seu post, vai me ajudar bastante. Estou indo agora no final do ano para Viena. Chegarei bem na véspera de Natal, 24/12. Já pesquisei muito sobre o natal em Viena, mas não descobri como é o funcionamento das coisas aí no dia 24 e 25/12. Vi que em Budapeste, por exemplo, tudo, inclusive o metro, fecha as 16h do dia 24. Já Londres, fica tudo fechado dia 25.
Outra coisa é sobre a neve. Vi a neva mais entre dezembro e janeiro. Mas no dia de Natal costuma a nevar? É muita neve ou só uma amostra para dar o gostinho de ver a neve?
Agradeço antecipadamente!
Oi Leticia, tudo bem?
Em primeiro lugar, adorei seu blog, tanto quanto seus snaps!! TOP!
Eu estou indo pra Viena agora em abril, e queria saber quanto ao clima.. nessa época do ano só estive na Italia, no Norte, e uma blusa de frio com cachecol foi o suficiente para o friozinho.
Em Viena preciso de muito mais casacos? rs
Beijos e obrigada!!!
Oi, Hélia!
Muito obrigada pelos elogios ao blog e ao snap. Muito bom saber que você me faz companhia! 😀
Quanto ao tempo, este ano está muito doido e abril é o mês mais instável. Pode chover, fazer calor e até nevar, acredita? É um mês muito incerto… Por enquanto, está frio por aqui. Você precisará de um casaco mais pesado em cima da blusa de frio… Vou avisando sobre o tempo no snap, ok?
Beijos!
Genial! Informações de utilidade pública! Irei a Berlim em dezembro e estou com uma dúvida: se eu passar scotchgard nas minhas botas ugg será que elas seguram a bronca?
Oi, Ana!! Eita, nunca experimentei usar Scotchgard nas botas… Se você usar, volte para contar se funcionou? A ideia me parece boa, mas tenha um plano B para não passar aperto, ok? Pés quentinhos é um dos segredos para não sofrer com o frio do inverno.
Beijos!
Olá.
Encontrei o seu blog quando decidi ir passear a Viena. Gostava de saber que roupa levar uma vez que irei viajar no proximo fim de semana – 23 de abril de 2016.
Gosto muito do seu blog e estou a seguir todas as suas dicas, mas consultando os sites de metereologia fico sem saber que roupa levar.
Obrigado
Oi, Helia.
Abril é assim mesmo: não dá para saber que roupa colocar na mala. hahaha Pode chover, fazer sol e até nevar. Abril é sempre o mês mais instável do ano! Os dias estão bonitos, mas está friozinho. Traga um casaco, ok?
Beijos!!
Obrigada pela sua resposta. Abraço desde Portugal. 🙂
Olá.
Estarei em Viena entre os dias 13 e 17 de novembro. Mesmo sendo outono já faz esse frio todo do inverno? Todos esses acessórios para o frio já são necessários?
Obrigada
Oi, Lívia!
Sentir frio é algo bem pessoal, né? Algumas sentem mais, outras menos. Normalmente todo mundo já usa essas camadas em novembro sim!
Novembro costuma ser um mês frio, cinza e chuvoso… É bom se preparar porque sentir frio atrapalha bastante o turismo. Se você se agasalhar bem, a viagem vai ser quase tão incrível quanto em estaçoes mais quentes.
Beijos!
Grata pelas dicas,
Adorei saber que há palmilhas térmicas. Eu ia comprar uma bota com lã sintética, mas vou preferir gastar o valor com chocolates vienenses.
Estou adorando seu blog,a forma que vc escreve é fantástica .
Suas dicas serão bem utilizadas,estarei em fevereiro em Viena.
obrigada por compartilhar as informações
Sou do interior de São Paulo e estou com projeto de conhecer a Áustria no início de outubro/2019. Adorei suas dicas. Vou pesquisar em lojas de São Paulo, sobre preço de roupas térmicas, pelo que vi em sites, me parece que aqui está mais barato, mesmo pq a demanda é pouca. O que vc me diz quanto a alugar um carro para circular o País? Penso neste roteiro: Vienna, Linz, Salzburgo, Bag Mitterndorf, (talvez Burgarena), Graz, claro, de carro sei que na Estíria tem muitas cidades lindas no percurso, principalmente os lagos.
Acho ótima a ideia de alugar um carro. Há muitas cidades lindas pela Áustria e o acesso aos vilarejos ficam mais fáceis de carro!
Beijos e boa viagem!