Aconteceu o que todos nós esperávamos há muito tempo: acabou roaming na Europa (na verdade, o roaming ainda existe. O que acabou foi a cobrança em cima do roaming)! Vai entrar em vigor amanhã, dia 15/06/17, e isso significa que se você comprar um chip em algum país da Europa, o plano contratado vai servir para outros países europeus! Você não vai mais precisar ficar comprando internet em cada país que visitar. Beleza, né? Sim, já é um belo avanço, maaaas há alguns pontos importantes que merecem cuidado.
Há duas semanas, quando eu anunciei essa novidade no instagram (@vivaviena), recebi uma ótima pergunta:
Sério? Isso quer dizer que eu posso ligar daqui de Viena para Alemanha e vai contar como uma ligação dentro da Áustria?
Não! O que o fim do roaming quer dizer é que se eu que moro na Áustria e viajo para a Alemanha, poderei usar meu plano de celular normalmente, como eu usaria se estivesse na Áustria. Alguém que mora na Alemanha ou qualquer outro país europeu* poderá viajar para outros países do velho continente fazendo ligações, mandando mensagens e usando internet como se estivesse no país onde mora. E até aqui existe um “mas”: o fim do roaming na Europa não envolve todos (nem somente) os países da Europa. Contraditório, eu sei. Envolve somente os países da Zona 1. Outra questão importante: há um limite estipulado pela operadora. A minha operadora é a UPC e eu tenho um pacote com 15GB de internet. Quando eu estiver em um outro país da Zona 1, só poderei usar 3GB sem gastar nada a mais. Após os 3GB, pagarei excesso mesmo tendo mais 12GB disponíveis no meu plano. Claro que uma pessoa com um plano mensal maior, vai ter direito a usar mais dados. Alguém com plano menor, menos dados. O importante aqui é saber que você não vai ter direito a usar toda a internet do seu plano quando estiver em outro país da Europa, mesmo com o fim do roaming.
Quais países fazem parte da Zona 1?
Açores, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Guiana Francesa, Gibraltar, Grã-Bretanha, Grécia, Guadalupe, Holanda, Hungria, Ilhas Canárias, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Madeira, Malta, Martinica, Noruega, Polônia, Portugal, Reunião, Romênia, São Bartolomeu, St. Martin, Suécia, República Tcheca.
Ok, isso para quem mora na Europa. E para turista com cartão pré-pago? Como vai funcionar?
Do mesmo jeito. Então pense bem na quantidade de dados que você vai comprar porque ela vai valer para outros países da sua viagem! Dica: na Áustria a internet é muito barata. Se puder deixar para comprar aqui, você vai economizar bastante!! Onde? Drei, UPC, T-Mobile…
Pelo que eu tenho lido, cada operadora pode trazer pequenas diferenças. Compartilho com vocês as informações que recebi da minha (UPC). Qual informação a sua operadora te passou a respeito do fim do roaming?
Related posts
6 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Boa tarde Letícia,
Gostei de suas dicas.
Estaremos na europa dia 14/07 até dia 28/7 (amsterdam, berlim, praga, viena e budapest).
Considerando suas dicas acima, poderias indicar o nome de alguma operadora para que eu consiga comprar um chip pré pago, para usar a internet?
Sei que cada operadora tem seus planos e pacotes, mas como não tenho nem ideia das operadoras existentes, gostaria ao menos de um “norte”, para começar a olhar heheh.
Adorei o post sobre o festival da cerveja! Já inclui no roteiro.
Obrigada pelas dicas.
bjos
Denise
Oi, Denise!
Você pode tentar na Drei (a logo é o número “3”), T-mobile, UPC… Todas elas vão oferecer esse serviço. Quanto aos planos, não terão tantos assim porque o chip vai ser pré-pago, né? Então só vai variar a quantidade de dados, se você vai querer fazer ligação e mandar mensagem, essas coisas. Quanto ao valor, eu contaria com algo em torno dos €20 com o valor do chip. Agora que não há cobrança de roaming em muitos países da Europa, acho que vale a pena pegar mais dados de internet! 🙂
Beijos e boa viagem!
Boa noite Letícia.
Gostei demais desta informação. Eu e minha esposa viajaremos para a Europa no final de setembro e gostaria de um esclarecimento: Poderei comprar um chip normal em Portugal (Meu primeiro dia na Europa será em Lisboa) e utiliza-lo (principalmente whatsapp) na Alemanha e na Itália?
Desde já agradeço!
Acredito que sim, Odemy!
Deveria ser possível sim, mas é bom perguntar como funciona na hora em que você for comprar o chip, ok? Só por garantia. Até mesmo dentro da Áustria as empresas podem mudar a quantidade de dados disponíveis quando o usuário estiver no exterior, então cada país também pode ter suas particularidades!
Beijos e boa viagem!
Oi, Letícia. Tenho usado bastante o seu ótimo blog para organizar minha viagem. Em 23/9 chego em Viena. Em 30/9 vou para Budapeste e, em 05/10, para Praga. TInha duas dúvidas: uma sobre Internet móvel, que já consegui entender olhando os sites das operadoras (você me fez sugestões em uma postagem anterior!) – já me programei para comprar o chip em Viena, pois é realmente mais barato! A outra dúvida é a que me procupa mais: a mala! Meu limite é uma mala média e uma mochila – e só! Mas tenho olhado as previsões e a temperatura poderá variar de 22 graus em Viena à 4 graus em Praga 😮 !!! Sei que é difícil, mas uma sugestão de alguém que mora é sempre importante, e como já vi que você gosta muito do outono (sigo você no Instagram), achei que poderia me ajudar! Aliás, faço essa sugestão para o seu já impecável blog: sugestões de malas para as estações, já que aí são tão bem definidas! Parabéns pelo seu trabalho por aqui!!!
Respondido em forma de post, Paulo! Obrigada pelos elogio, pela companhia e sugestão de pauta pro blog! 😀
http://www.vivaviena.com.br/mala-pro-outono-e-inverno/
Grande beijo e aproveite Viena!