Mais um lugar lindo que encontramos na Grécia: o Canal de Corinto.
O Canal de Corinto foi construído em 1893, mas a ideia é bem mais antiga: já em 67 D.C, Nero (o romano, sabe?) havia pensado em erguer o canal. Chegou até a trazer escravos palestinos para tirar a ideia do papel. Os escravos conseguiram cavar 3,5km e não puderam dar continuidade porque Nero voltou a Roma.
A ideia de Nero ressurgiu em 1830 quando o presidente grego da época, reconhecendo a necessidade de ligar o Golfo de Corinto com o Golfo Sarônico, tentou arrecadar fundos para concretizar a construção do canal. Para isso, ele precisaria de 40 milhões de francos-ouro. O problema é que nem o governo nem os investidores privados tinham essa quantia, motivo que fez o presidente desistir da obra.
Repararam nesse desfaque na margem esquerda da foto acima (na direita também tem)? Foram os alemães! Eles explodiram partes da encosta e jogaram um grande número de vagões de trem no intuito de obstruir o Canal de Corinto. Os gregos precisaram de 5 anos para reabrí-lo.
Uma curiosidade: o projeto de 1983 para escavar o canal se baseou no plano elaborado ainda na época de Nero. Ah, os aquedutos feitos pelos escravos dele foram mantidos e utilizados durante a construção.
A Grécia não é incrível?
Beijos, queridos!
Related posts
4 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Nossa, que legal, Lê!!!
Adorei as fotos e a história do canal! Adorando a viagem!!
Beijocas!!
Que bom que você está gostando, Mi!!
Beijão!!
Letícia, tudo lindo …vc tb.
Muito obrigada por dividir o passeio conosco. Deus te abençoe. Um pergunta: o Viva Viena do FaceBook é vc? Bjss
Muito obrigada, Odete! 😀
Imagina… Sempre um prazer dividir minhas viagens com vocês.
O facebook do blog é este aqui: https://www.facebook.com/VivaVienaAustria
Beijo grande!