Florença foi uma das minhas cidades preferidas na linda Toscana. Nem vou falar muito (calma, vai ter um roteiro!) porque as fotos vão falar por si só!

florença firenze
A vista de quem está na Piazzale Michelangelo

Os principais pontos turísticos da cidade

  1. Piazzale Michelangelo – para ter uma vista linda como a da foto anterior e, caso você esteja de carro, é um bom lugar para estacioná-lo!
  2. Piazza della Signoria;
  3. Ponte Vecchio – a famosa e mais antiga ponte da cidade;
  4. Santa Maria del Fiore – Duomo;
  5.  Jardim de Boboli e o Palazzo Pitti;
  6. Galleria dell’Academia – um dos museus mais conhecidos de Florença, onde está o David de Michelangelo (é per-fei-to!!);
  7. Basílica de Santa Croce – conhecida pelos afrescos de Giotto e por ser o local onde estão os túmulos de Michelangelo, Maquiavel, Gioachino Rossini, Guglielmo Marconi e Galileo Galilei;
  8. Uffizi – uma das galerias de arte mais significativas da Itália (e do mundo);
  9. Basílica Santa Maria Novella – uma das primeiras obras da arquitetura racionalista na Itália;
  10. Palazzo Strozzi.

E aí você me pergunta:

Letícia, reservei um dia para Florença. É tempo suficiente para ver os 10 pontos turísticos acima?

Estabeleça prioridades, querido leitor! Não dá tempo de ver tudo isso em 8 horas (manhã + tarde). Quer o meu conselho? A Ponte Vecchio, a catedral (Duomo/Santa Maria del Fiore) e a Galleria dell’Academia são lugares imperdíveis. Se você viu esses três, pode ir pro próximo destino com a consciência tranquila. Claro que se sobrar tempo, veja algum outro da lista acima!! Florença é uma cidade encantadora. Todo mundo fala que Siena é a cidade mais bonita da Toscana, mas, na minha opinião, Florença dá um banho em Siena. Perto de Florença, Siena é um grão de areia no deserto da beleza. Ok, acho que agora vocês já entenderam!

Detalhe importante sobre a Galleria dell’Academia: é sempre cheio, principalmente no verão europeu. Mais um conselho: primeira coisa que você deve fazer ao chegar em Florença é ir até a Galleria e comprar seu ingresso (custa €6,50). Ele será válido para o próximo horário livre. Exemplo: fui em junho e tive sorte. Não estava cheio, a fila andou rápido. Comprei às 10 e o horário que veio no ingresso foi 10:15 – 10:30. Este foi o horário da minha entrada! Se tivesse escrito 11 horas, eu teria que esperar até às 11 para entrar (pode dar uma volta pela cidade, só tome cuidado para não perder o ingresso!)

florença firenze
Ponte Vecchio
florença firenze
Basílica San Lorenzo
florença firenze
Duomo!

Nem só de prédios bonitos e interessantes vive um turista, né, minha gente? Vamos para a dica de restaurante?

Il Santo Bevitore.

  • Não tem muita opção no cardápio, mas a comida é excelente! Éramos 6 pessoas, 5 pratos diferentes e todos eles uma delícia!
  • Endereço: Via Santo Spirito, 66.
  • Site

Tem lugar para um sorvetinho? Ah, para sobremesa o estômago sempre dá um jeito, não é? Além de ter o melhor sorvete de pistache do mundo, a sorveteria abaixo fica pertinho do Il Santo Bevitore!

  • Sorveteria La Carraia: “sorvete que nasce de uma receita única, pensada para garantir o máximo de qualidade” – confesso que me ganharam com essa frase. Fui averiguar e…

    florença firenze
    MARAVILHOSO

O de pistache é um desrespeito com quem não mora na cidade. Ô sorvete gostoso!

Site La Carraia

florença firenze
Ponte Alla Carraia. Perto da sorveteria, já fica a dica.

Já estava amando Florença quando vejo isso (fez eu me apaixonar ainda mais):

florença firenze
David na #selfi

Se David pediu, vambora para a selfie:

florença firenze
#selfi

E aí, minha gente? Conhecem Florença? Gostaram? Quem quiser acrescentar alguma dica, pode postar nos comentários, ok?

Beijos!