Oi, queridos! Decidi fazer um post sobre a máquina de fazer refrigerante que temos aqui em casa. Muita gente perguntou se é bom, onde encontra e etc, então achei legal escrever sobre ela hoje.

A máquina se chama “SodaStream”. Compramos assim que lançou – há quase dois anos – e só tinha um modelo, mas hoje em dia já existem vários outros. A única diferença é o design. O resto é igualzinho!

Como funciona: para fazer o refrigerante, você precisa do xarope da sua preferência, de água normal e da garrafinha própria da marca (a Sodastream já vem com duas ou três garrafas!). O primeiro passo é colocar água na garrafa – obedecendo a linha de limite máximo. Depois, você vai encaixá-la (tem que rodar. O encaixe no topo da máquina é como se fosse uma porca em um parafuso, sabe?) O tubinho branco que vocês estão vendo na primeira foto vai ficar, claro, dentro da garrafa já com água. É justamente pelo tubinho que sairá o gás.

DSCN3031
O tubinho por onde sairá o gás
Cilindro com o gás

Com o tempo, você vai precisar trocar o cilindro porque, né? Um dia o gás aí dentro há de acabar. Tudo bem que Schatz e eu não fazemos refri com a maior frequência do mundo (uma vez por mês, em média) e vou contar para vocês que até hoje não precisamos trocar o cilindro. Ou melhor: até semana passada. Por sorte, foi possível fazer nosso último refri no mesmo dia que fizemos as fotos! Ah, as lojas que vendem SodaStream, vendem também o gás. A troca é bem simples: a máquina tem dois botões cinzas nas laterais. Só apertá-los ao mesmo tempo e a parte de trás sai com facilidade. Agora que você sabe disso, olhe a foto abaixo e volte um pouco para reparar a foto acima!

Botões para desmontar
Botões para desmontar

Existem vários sabores (coca-cola, limão, frutas vermelhas, pêssego…), mas o meu predileto é este aqui:

Xarope
Xarope de tangerina

Tangerina! A tampa do xarope é para ser usada como medidor. Também tem xarope para uma dose – bom para os momentos de será-que-é-bom, porque é dose única.

Depois de colocar o gás na garrafa, é só acrescentar o xarope escolhido – como falei, use a tampa como medidor – e agitar delicadamente a garrafa para a água e o xarope se misturarem bem. Schatz faz leves movimentos para cima e para baixo (tipo gangorra) porque assim fica bem misturado e o gás permanece.

Prontinho!
Prontinho!

Nossa opinião: gostamos muito! Só não fazemos com mais frequência porque não somos muito loucos por refrigerante, mas o sabor é ótimo. O que acho mais bacana é a liberdade de fazer tudo do seu jeito: colocar a quantidade que quiser de gás e de xarope (mais forte, mais xarope). Sei que muitos devem se perguntar se a coca-cola é igual à comprada e aviso logo: não, não é. Se nem a Pepsi é parecida, imagina um xarope da Sodastream! hahaha O de limão é muito parecido com Sprite. Muito mesmo. Tangerina é meu TOP 1 (nada a ver com fanta), mas é um pouco difícil de encontrar. O sabor limão taiti é o TOP 2 (tem o siciliano – amarelinho – também, mas acho que não experimentamos ainda).

Caso eu tenha me esquecido de falar algo, só perguntar!

Beijos, queridos!

Onde comprar? Grandes supermercados, lojas que vendam pequenos eletrodomésticos ou online pela Amazon.

Preço: 59,90 euros (na Amazon está na promoção por 49,90 euros)