Pergunta do leitor Mário
Oi, Letícia, tudo bom? Primeiramente parabéns pelo blog, ele é muito bom, tem muitas dicas e está sendo de grande ajuda para mim. Queria te perguntar sobre o Palácio Schönbrunn. Por ele ser afastado do centro de Viena o ideal seria separar um dia do passeio apenas para ele? Ou você acha que é tranquilo visitá-lo e depois ir em outro lugar? Abraço! Obrigado!
Oi, Mário! Ótima pergunta. Começo a resposta admitindo algo a você: nunca consegui entender o porquê brasileiro fala que Schönbrunn (ou qualquer outro lugar aqui em Viena/cidades pequenas) seja longe do centro. Explico o motivo: mesmo que Viena seja a capital e maior cidade da Áustria, ela é pequena – tem pouco menos de 2 milhões de habitantes. Não tem como ponto A ser longe de B! 😀 Além disso, o transporte público da cidade é super eficiente; te leva para todos os cantos! A nossa ideia de distância é tão diferente da europeia… Quando eu morava em Brasília, eu demorava no mínimo 20 minutos para chegar em qualquer lugar e isso nāo me impedia de sair aos finais de semanas porque para mim isso é perto.
O ponto é: o palácio Schönbrunn tem ligação direta com o centro pelo metrô (linha U4). Só por não ter que fazer baldeação, já é uma super vantagem, certo? Vou te dizer sem medo de errar: você demora 9 minutos do centro até o palácio Schönbrunn. Para mim, isso não é afastado!
Veja as estrelinhas (uma roxa e uma rosa) que fiz para marcar os dois pontos:
O que leva os turistas a investirem muito tempo no Schönbrunn é o tamanho dele e de seu terreno. Há muitas coisas para se ver por lá! O palácio em si (vale muito a pena entrar!), os jardins, Gloriette (a estrutura laaaá em cima), o zoológico, um mini-zoológico somente com animais do deserto, uma espécie de jardim botânico chamado Palmenhaus, loja da Lindt… Enfim, o tempo que você “gastará” no palácio depende muito do que você vai querer fazer por lá!
+ Clique aqui para ver dicas secretas do Palácio Schönbrunn (como visitar o jardim de graça)
Eu acredito que como Versailles é bem afastado de Paris (mais ou menos 1 hora de distância) e por haver uma comparação entre os dois palácios – Schönbrunn* e Versailles – me parece bem lógico existir o pensamento de que o Schönbrunn também fica afastado, mas, como disse anteriormente, 9 minutos é o tempo que você leva entre a estação Karlsplatz (centro) e o palácio.
*Schönbrunn é conhecido por ser o Versailles austríaco. Até a cor é parecida! 🙂
Beijos e uma ótima viagem!
Related posts
10 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Oi Letícia, tudo bom? Voltei aqui só para te falar que fui em Viena, adorei a cidade, achei ela muito linda, organizada, pessoas gentis e educadas. Também adorei o Schönbrunn, realmente muito fácil de chegar. Obrigado pelas dicas do seu blog, usei muitas. Continuarei te seguindo no instagram para matar a saudade de Viena.
Beijos!
Fico feliz por sua viagem ter sido tão boa, Mário!
Obrigada pela companhia e confiança.
Beijos!
Oi Letícia! Seu site é lindo e cheio de informações! Está me ajudando muito.
Pra quem tem o Vienna Pass é necessário agendar algum horário no Palácio de Schonbrunn?
Irei em março de 2018 e não quero pegar filas grandes.
Agradeço se puder ajudar.
Oi, Aline!
Obrigada, querida! 😀
Quem tem Vienna Pass não precisa agendar horário. É só chegar e entrar! 🙂
Beijos e boa viagem!
Olá Letícia…em primeiro lugar parabéns pelo blog. Tem muitas dicas legais.
Fui a Viena no final do mês passado e voltei com uma dúvida…Chegamos pela linha 4 do metrô ao Palácio de Schönbrunn. Saindo do metrô, dobramos à direita e chegamos à frente do Palácio. Chegamos perto de 16 horas e como nessa época escurece cedo, acabamos ficando por uma feirinha de natal e não conseguimos localizar o caminho para os jardins, que ao que parece, ficam por trás do palácio. Esse jardim poderia ser acessado a partir da entrada principal?
Poderia sim, Daniel!
Talvez o mercadinho de Natal tenha ofuscado a entrada para o jardim – que já é meio escondida mesmo! Aliás, eu ensinei como chegar ao jardim a partir da entrada principal no vídeo que linkei neste post…
Beijos!
Leticia,
sou agente de viagens e precisod e sua ajuda: 2 mulheres vindo de Budapest cehgam em Viena de trem as 09:20h e vão para Cesky com transfer que parte as 16:00h da westbanhof.
Querem ver a exposição de Klimt e o Palacio de Schonbrun. Voce acha viavel em tão pouco tempo ??
Oi, Ilana!
Sinceramente? Muita coisa para pouco tempo. Só se elas quiserem ir aos dois lugares, tirarem fotos e voltarem pra pegarem o transfer. Visitar o Belvedere (Klimt) e o Schönbrunn vai ser muuuuuito corrido!
Beijos!
Olá Leticia!
Adorei o post sobre a distancia do centro até o Palácio. Estive em Viena em 2017. Agora voltarei com minha prima. Estaremos em Budapeste no período de 24/02 a 02/03 e queremos fazer um bate-volta de trem para Viena. Você acha que dá para ver os principais pontos junto com o Palácio?
Agradeço se puder responder. Gisele Klouczek
Oi, Gisele!
Vai ser corrido e um pouco cansativo por ser inverno e, portanto, os dias serem curtos. Mas tudo é possível!
Com certeza dará para vocês conhecerem o centro antigo todo (os monumentos por fora, provavelmente não dará tempo de visitá-los por dentro) e dar uma voltinha no Schönbrunn.
Aliás, aconselho dar uma olhada no vídeo que fiz no Schönbrunn que está neste post!:)
Uma ótima viagem pra vcs!