Hoje eu estou aqui toda vestida com o traje típico germânico (tem na Áustria, na Alemanha, na Suíça também) porque estou indo para uma festa típica austríaca em frente à Prefeitura que é a Steiermarkfest – festa da Estíria, um estado austríaco. Vou mostrar um pouco da festa para vocês, mas como lá deve estar muito cheio e bem barulhento porque gravei em um sábado, resolvi fazer o vídeo antes de chegar à festa.
Dê o play para ver um pouco da festa!
Sobre a roupa típica germânica (Dirndl)
A roupa muda conforma a região e, claro, conforme o país também, mas o geral é bem parecido. Vão mudar cores e alguns detalhes. O que muita gente pensa é que a blusinha branca é colada no vestido ou que ela é bem maior do que na realidade. Acreditam que a blusinha branca é um top? Por isso fica meio “Força de um Desejo”, mas é assim mesmo. O nome da roupa típica é Dirndl e há duas coisas que não podem acontecer em um traje típico: ela ser muito curta (muito acima do joelho) e ter zíper. Por isso eu falei que independente do país, a Dirndl seguirá o mesmo estilo, mas essas duas coisas descaracterizam o traje típico. Importante: isso não quer dizer que você não possa adquirir uma Dirndl com zíper ou acima do joelho. Cada pessoa usa a roupa que quiser! Falei sobre esses dois pontos porque estamos conversando sobre o traje tradicional, ok? Lembrando que entre os dois, o zíper é totalmente aceitável hoje em dia e que quase ninguém usa o vestido com o comprimento muito acima do joelho.
Outra curiosidade é o lado para amarrar o laço, que diz tudo sobre o estado civil da mulher (tipo festa do sinal no Brasil, alguém conhece essa festa? hahaha). Se a mulher amarrar o laço do lado direito, ela é casada ou tem namorado, enfim, está em um relacionamento. Se ela amarrar do lado esquerdo, ela está solteira!
Ah, a Estíria, estado austríaco, é bem famoso pelos vinhos (principalmente o vinho branco). Já coloquei no instagram do Viva Viena algumas fotos da viagem que fiz para lá (já me segue? :D) e essa região é conhecida como a Toscana austríaca. Realmente parece bastante, não acha?
Gostaram?
Grande beijo,
Letícia!