Fiz um post sobre dois lugares gostosos para comer sobremesa aqui em Viena e recebi um e-mail perguntando qual era a sobremesa típica de Viena. Respondo de prontidão: é a torta Sacher. Se você pesquisar sobre ela, você vai ler mil maravilhas!
“É uma delícia!! Todo turista tem que experimentar essa torta! Imperdível!” – diz todo e qualquer livro de turismo sobre Viena (Lonely Planet também).
Quer saber minha opinião? Lá vai: a torta Sacher não é nada demais (tem que ter muita coragem para discordar do Lonely Planet, né? hahahaha). Comi uma vez e nunca nem pensei em voltar. Não por ser horrível – porque não é – mas está muuuuuuuito longe de ser a sobremesa que te faça sonhar com ela. Eu a considero um pega-turista. Você quer experimentar de qualquer jeito? Você tem todo o meu apoio. Vá mesmo! Ainda vou te dar uma dica: a torta tradicional é servida no Hotel Sacher, pertinho da Ópera. Normalmente, você vê a fila antes mesmo de ver a placa mostrando que é realmente o Café Sacher. (Detalhe: a fila é de espera, ou seja, é para quem quer se sentar na cafeteria.) Minha dica é: esqueça a fila. Entre, vá para o lado direito e você verá atendentes esperando em frente a um computador.
A foto acima é do caixa para quem quer comprar algo e ir embora. Peça a torta Sacher em miniatura. Se você gostar, volte, enfrente a fila para pegar uma mesa e lanche calmamente. Eu fiz isso com minha mãe e minha tia. Comprei uma mini-tortinha para cada (“eu não quero não, obrigada. Comi bastante no almoço, nem guardei espaço para a sobremesa!” – agora me chama para tomar sorvete ou para comer tiramisù ou petit gateau. Jamais ouvirá a resposta acima). Elas experimentaram, acharam a torta Sacher ok. Não acharam ruim, mas não aguentariam um pedaço inteiro. A mini-torta é do tamanho perfeito para você descobrir se gosta ou não! Vai por mim!
Postei a foto acima no instagram e perguntei quem gostava da torta Sacher. Todo mundo esperava mais dela. Agora eu faço a mesma pergunta para vocês: