Agora que Schatz e eu estamos de mudança, tenho percebido umas diferenças bem interessantes quanto aos apartamentos e gastos em Viena.

Na Alemanha (e na Áustria também), a sala entra na conta dos quartos. Por exemplo: se vocês está procurando um apê com 3 quartos, você terá que procurar um de 4 quartos, porque na verdade, os alemães contam a sala como um quarto. Um apartamento na Alemanha de 2 quartos, para o Brasil, só tem um quarto. O outro é a sala. Outra coisa interessante é que também existe apartamento com número quebrado. O meu apartamento na Alemanha é de 2,5 quartos. Isso porque a nossa sala é grande. Então é um quarto de dormir e uma sala grande, ou seja, 2,5 quartos. O outro exemplo que eu falei ali em cima, do apê de 2 quartos, é porque a sala é normal (ou pequena). Fica o aviso, meus brasileiros queridos: quando você for se mudar para Alemanha ou Áustria (acho que vários outros países europeus também) você vai pensar na quantidade de quartos que você procura e vai somar mais um. Aí sim, você procurará o apartamento certo para você!

Outra coisa que você deve prestar atenção: os gastos extras muitas vezes não estão inclusos. São chamados de Nebenkosten. Em vários apês que estamos vendo em Viena, pagaremos o aluguel e mais alguns euros (acima de 100 euros, depende do apartamento escolhido) por mês para ter água quente, por exemplo. Ah, quando você vir o valor do aluguel e tiver escrito Kalt (significa “frio”) é porque no valor não estão inclusos os gastos extras (tipo o nosso condomínio). Se o valor for Warm (significa “quente”) é porque já estão todos os gastos inclusos no aluguel.

Para quem vai alugar apartamento, é bom fazer uma poupancinha antes de pensar em se mudar: o primeiro mês você paga o aluguel, os valores extras (caso tenha), a comissão do corretor e mais algumas taxas. Um dos apartamentos que vamos conhecer, fizemos as contas e só de comissão e taxas será o equivalente a seis alugueis. Sim, caro leitor, no primeiro mês, caso a gente fique com esse apê, pagaremos seis alugueis de taxas e comissão do corretor além do aluguel do mês. E o aluguel do segundo mês vem normal. Vocês sabem que gosto de exemplificar, então vamos lá: finge que o aluguel seja de 1000 euros. No primeiro mês, Maria e José pagarão 7000 euros pelas taxas do apartamento (fora mudança, mobília e etc) e no segundo mês eles pagarão os 1000 euros do aluguel normal. O “assalto” é só no primeiro mês. Esta taxa do corretor é variável, mas nunca vi nenhuma abaixo de três alugueis.

Na Áustria também tem uma coisa muito engraçadinha: são dois banheiros (no mínimo) por apartamento. Um só com o vaso sanitário (e talvez uma pia) e outro com banheira/chuveiro e pia. Acho bacana a ideia do vaso sanitário ser separado do chuveiro, mas acho meio estranho a pia não ficar sempre onde tem o vaso. 😛

Queridos, são essas as diferenças que eu observei até agora. Qualquer coisa, corro aqui e conto para vocês!

Veja mais sobre apartamentos aqui!

Beijos!