Como vocês já sabem, Schatz e eu conseguimos nosso apê! Amanhã vamos para Viena assinar a papelada e espero que dê tudo certo. Digo que espero que dê tudo certo porque temos o pé no chão e sabemos que se o contrato não está assinado, não temos nada ainda. Não é sendo pessimista – até porque eu realmente acredito que a possibilidade de dar algo errado é remota -, mas pensar assim ajuda a dar um gás caso algo dê errado. Tem uma frase feita que diz algo parecido, não tem? “Quem não se ilude sei lá o que sei lá o que”. Enfim, a ideia que eu queria passar vocês já pegaram, né? Próximo tópico(?).

Gente, vocês acham difícil prova do ITA? Encontrar um apartamento em Viena é pior. Jesus amadooooooo! Viena tem 9403548375309 milhões de anos, né? (O Wikipedia diz que ela foi fundada em 500 a.c. – “a.c” signifca Antes de Cristo, minha gente. Antes. De. Cristo. OHGOD!) Então tem muuuuuuuuuito prédio antigo. Eu acho super bonito se for qualquer um destes aqui, mas se for só o bagaço da laranja, como muitos dos que vimos, aí o bicho pega!

Eu tinha falado aqui no blog sobre os alugueis que temos que pagar como taxa do apartamento, né? Bom, em Viena é suuuuuuper caro. Pagaremos 5,5 alugueis como Kaution (isso significa que quando a gente for se mudar/sair do apartamento, a gente receberá esse valor de volta com correção. Mas até você sair do apê, o dinheiro fica lá. Você não pode mexer nele por nada no mundo! É garantia do dono do apê. Quando você for se mudar, terá uma vistoria. Se o apê tiver acabadão, você não vai receber a Kaution de volta) e mais 2 alugueis para o corretor. E o primeiro aluguel. É, o primeiro mês é pesado! Ah, tudo à vista! Se você pensa em se mudar pra Viena, já vai fazendo o pezinho de meia aí e eu falo como aconteceu comigo para vocês não terem surpresas depois!

O título do post é “Dicas para encontrar apartamento em Viena” e eu não dei nenhuma dica até agora, né? A dica que eu dou é uma pequena lista de sites para você procurar imóvel na Áustria (várias cidades). Tem um “porém”: os sites são todos em alemão. Dito isso, lá vai:

  • Will haben
  • Bazar – este daqui é venda/aluguel direto com o dono do apê, então você já economizou na grana do corretor. Minha opinião: tudo bem que eu só tive duas semanas depois do casamento para encontrar um apê, ir visitar, gostar e assinar contrato, mas Schatz e eu tentamos encontrar algo neste site (Bazar) e vimos apartamentos lindos, mandamos e-mail (um eu mandei do meu e outro Schatz mandou do dele) e recebemos exatamente a mesma resposta (ele estava voltando para o país dele e teria que alugar o apartamento que ele ficava). Significa: o cara era trambiqueiro. Quem mora em dois apartamentos diferentes? Então, tem que tomar muito cuidado! Não tem mistério: se pedirem qualquer valor antes de fechar contrato, já abra o olho. No nosso caso, o cara falou que era inglês e que não estava na áustria, mas mandaria a chave por uma empresa especializada (a empresa existia mesmo) e aí poderíamos ver o apê. Quando fomos ver a empresa especializada, ela pedia o valor de 2 alugueis para retirar a chave. Quando a gente devolvesse a chave, a gente teria o valor pago de volta. Só suspeitamos do cara porque ele mandou o mesmo e-mail para nós dois.
  • Real3 – foi aqui que encontramos o nosso apê. Quem precisar, adorei o corretor que encontrou nosso apartamento! É o senhor Wolfgang Mikeska. Contatos: +43 (0)699/13100311 (celular) e +43 (0)1/9556197 (fixo) UPDATE!! Encontramos nosso apê no site BAZAR! Lá não é site só para contratos entre particulares não! Encontramos um apê no site BAZAR que estava aos cuidados de um corretor do site Real3!
  • Der Standard
  • Immobilien

Ah, detalhe: o dono do apartamento liga fazendo entrevista. Não estranhem! Ele quer conhecer um pouco sobre o possível morador e você está concorrendo com outras pessoas! A que ele gostar mais, levará o apê. Fazer perguntas para conhecer um pouco, eu até acho certo. Só acho exagero perguntar se estou grávida, quanto recebemos mensalmente e afins, mas foi o que aconteceu.

Então é isso, gente! Vou me preparar para a viagem amanhã e assim que voltar, mando notícias!

Beijocas!