Todo canto de Viena tem bicicleta para alugar. Fiquei sabendo que o Rio de Janeiro também tem isso! Vou escrever como funciona o aluguel das bicicletas públicas aqui.

Como disse, em todos os cantos da cidade têm um monte de bicleta laranja (e outras cores) enfileiradas. É aí que você poderá alugar uma. Aqui em Viena eu achei um pouco difícil de andar porque em Brasília eu não andava de bike, então sou dessas que descem da bicicleta para subir e descer do meio-fio. Tenho medão! Quando eu fui andar por aqui, fui seguindo uma ciclovia normal até me dar conta que ela continuava no meio dos carros e o sinal estava fechado. Lindo, né? Para completar, eu me imaginei andando e arrancando os retrovisores de todos os lados. Ainda bem que, embora tenha chegado beeem perto, nada disso aconteceu! Vamos para as fotos?

O ponto para alugar e devolver as bicicletas é assim:

Bicicleta pública em Viena

Vocês estão vendo esta coisa (como eu chamo isso, meu Deus?) cinza no lado esquerdo da foto, que parece um orelhão? Com um círculo vermelho que não dá para ver direito porque eu tirei foto da lateral? Então! É lá que fica a máquina para você dizer qual o número da bicicleta que você vai pegar. No caso, a minha era a de número 11. Olha o número aqui:

Bicicleta pública em Viena

Ah, até 50 minutos é de graça. Depois aumenta para 1 euro, 2 euros e vai dependendo de quantas horas você vai andar. O esquema é você andar por 50 minutos, devolver, esperar os 15 minutos necessários para poder alugar uma outra e andar novamente. Pode fazer isso quantas vezes quiser! Importante: não precisa devolver onde você pegou. Todos os postos são lugares para retirada e devolução das bicicletas. O único problema é que você tem que fazer um cadastro antes de alugar e só pode um cartão de crédito por pessoa.

Me lembrei de outro probleminha:

Bicicleta pública em Viena

O freio é do lado esquerdo!!! Como pode? Eu sou destra e não consigo pegar um copo com a mão esquerda. Outro jeito de freiar: rodando os pedais para trás. Não quero contar – ou seria recordar? – como eu aprendi isso.

Para mudar a marcha, é só rodar esta borrachinha onde estou com os dedos!

Bicicleta pública em Viena

Não é muito raro ver pedestres andando na ciclovia. Quando isso acontecer, você precisa buzinar. Gente, não é gritar “sai da frente, MEUUUUUUUUUU!”, não. É buzinar!! Povo escuta o barulhinho típico de buzina de bike e já dá um passinho pro lado! Normal! Como buzina? Rodando este negocinho preto onde eu estou com os dedos:

Bicicleta pública em Viena

Eu super entendo que na hora do desespero, você vai é apertar a buzina, como seria o normal em todas as suas Calois da vida, mas por mais que possa ser difícil, rodar é o único jeito.

É isso, gente! Espero que vocês aproveitem muito a cidade com a bicicleta pública.

Beijos!!