A Igreja São Carlos em Viena (em alemão, Karlskirche) é, para mim, uma das Igrejas mais interessantes da cidade. Ela é linda por fora e tem um toque especial em seu interior. Muito bacana mesmo! Aliás, o post de hoje vai ser um pouco diferente: vou começar com o “Como Chegar” porque tenho algumas dicas, ok? Já, já vocês entenderão melhor!
Para chegar até a Igreja, pegue o metrô U2, U1 ou U4 e pare na estação chamada Karlsplatz. Ande em direção à saída “Resselpark“. Ao chegar nesta saída e olhar para o chão, você encontrará alguns nomes e aqui vai a primeira dica: eles estão escritos parecendo raios de sol (alguém tem comparação melhor? HELP!) com o intuito de te mostrar a direção de cada prédio/monumento. Vamos pegar a Igreja São Carlos como exemplo? Procure onde está escrito “Karlskirche” (seta preta). Agora é só acompanhar a seta, o nome e se manter na direção indicada (duas setas pretas).
Facinho, né? Daqui já é possível ver uma indicação de que você está no lugar certo:
Continue andando para vê-la por completo!
Duas informações importantes: Viena sofreu bastante com a peste e São Carlos Borromeu é considerado o santo curador da peste. O imperador Carlos VI fez uma promessa: ele construiria uma Igreja em homenagem ao Santo e, em troca, a peste deveria ser afastada da cidade. E assim foi feito!
Saber disso é o ponto inicial para entender os detalhes da Igreja São Carlos: as colunas em alto-relevo contam a história de vida do São Carlos Borromeu, os dois anjos na entrada (um segurando uma cruz com uma cobra e o outro a cruz de Cristo) simbolizam o Antigo e o Novo Testamento e o triângulo no meio da entrada mostra o quanto a peste afetou a cidade, a oração pedindo ajuda e a cidade sendo salva. Eu disse que a Karlskirche é interessante! Por dentro ela também tem novidade: um elevador que te leva bem pertinho do centro da cúpula, ou seja, perto do Espírito Santo. Mesmo com medo de altura, fui e achei fabuloso. Nunca vi isso em outra Igreja, vocês já viram?
Amou a Karlskirche e chegou a hora de continuar sua turistada por Viena? Veja qual é a próxima parada, volte para estação do metrô e acompanhe as luzes no chão ou teto (dependendo de qual linha de metrô você vai pegar. Para U1, siga a linha vermelha no chão; para U2, siga a linha roxa e para U4, siga a linha verde no teto!)
Opa, agora ninguém segura vocês em Viena! 😀
Beijos, queridos!
Informação:
- Valor da entrada: €8 por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam;
- Horário de funcionamento: segunda a sábado das 9h até 12:30 e das 13h às 18h. Domingos e feriados, de 12h até 17:45.
UPDATE:
A leitora Mirelle pediu fotos dos detalhes mencionados no texto. Tenho da coluna e do anjo que simboliza o Antigo Testamento. Aqui estão:
Pedido de leitor é ordem aqui no Viva Viena!
Gostou do post? Curta a página do Viva Viena! no facebook e compartilhe com seus amigos! Será uma ajuda e tanto. 😉
Related posts
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Que legal!! Adorei saber sobre a história da igreja. Beijaos
Bom saber que você gostou, Camila! 😀
Beijos!!
Que isso, fiquei até sem graça parecendo chata! =D
Mas agora ilustrou direitinho na minha cabeça! hahaha
Curti a igreja, muito bacana, cheia de detalhes interessantes, históricos e religiosos, claro.
Mas vou ser sincera! O que mais gostei foram as linhas no metrô kkkkkk Sou jeca demais, eu sei, mas é que nunca tinha visto isso e achei super bacana (especialmente para pessoas desorientadas como eu kkkk)
Bjos e queijos (nunca mais vou parar de usar isso. Ainda mais por ser mineira e ter queijo no sangue kkkk)
Parecendo chata nada, Mi! Adoro quando o leitor interage. As horas escrevendo post são recompensadas, sabe? Por isso, muito obrigada por cada comentário e pedido (comentem aí, minha gente! Sem medo! Sei que vocês estão aí! hahaha)
hauhauahauhauhaua Eu também achei o máximo isso do metrô, mas só tem na estação Karlsplatz – pelo menos por enquanto. 🙂
Beijos, salsichas, leite ninho e cervas! hauhauhauhua
HSAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUSHAUHSAUSHAUSHAUSHAUSAUSHAUHSAUHSAUHSAUSHAUHSAUSHASHAUSAUSAUSHAUSHAUHSAUSAUSHAUSA MORRI com as salsichas, leite ninho e cervas kkkkkkkkkk
Bjos, vinagrete, salame de chocolate, tiramisu e feijão
sem medo de comentar rsrs. em outubro iremos em um grupo de carro de Salzburg para Viena e por sua dica passaremos por Hallstatt. anotei seu roteiro de Viena também, facilitou muito nossa viagem. obrigado por seu blog. abcs
hahahaha
Fico muito feliz por ter ajudado você e seu grupo, J Geraldo. Feliz também por você ter perdido o medo de comentar!
O que me motiva a continuar postando é exatamente o feedback que recebo dos leitores, então comente sempre que quiser. 🙂
Grande beijo!