Aqui em Viena é tudo bem explicadinho, bem certinho. Se você é adulto, deve pagar 2,20 euros pela passagem com direito a fazer baldeação (nome que se dá quando você tem que sair do metrô para pegar um outro, em outra direção), mas sem sair da estação. Para quem não conhece como funciona, ficou um pouco difícil de entender, né? Primeiro, você tem que saber o básico: toda vez que você vir um U grandão, escrito em branco com um fundo azul, lá é o metrô.
Em algumas estações você tem a possibilidade de mudar de linha (não são todas!) e com os 2,20 euros que você pagou pela sua passagem, você pode andar em todas as linhas, mas somente em uma direção. Pense assim: do seu ponto de partida até chegar no seu destino final, você pode usar o mesmo ticket (inclusive se tiver que pegar ônibus ou “metrô” de superfície). Para voltar, tem que comprar outro ticket! Em algumas cidades europeias, o mesmo ticket vale por 1 ou 2 horas, mas aqui é diferente. Você pode usar um ticket até chegar no destino. Para voltar, mesmo que seja 10 minutos depois, precisa de um novo.
Crianças até 6 anos não precisam ter ticket (andam de graça). Se você for pegar metrô com cachorro, precisará pagar meia passagem para ele*. Outra observação importante: tem horários próprios para entrar com bicicleta – de segunda à sexta das 9 da manhã até 15h e também depois das 18:30 e sábado, domingo e feriado, o dia inteiro. Metrô é o único meio de transporte público onde você poderá entrar com bicicleta!
Também existem preços especiais para senhores, para quem compra ticket válido por 24h, 48h, 72h, mensal ou anual. Quem vier visitar Viena, é uma boa comprar um desses combos aí!
Cuidado: depois de comprar o bilhete, você tem que validar em uma máquina parecida com essa:
Uma mais de perto:
Quando você coloca o bilhete nesta maquininha (só a ponta do bilhete), fica gravado o horário e o dia que você usou. Se você entrar no metrô sem validar e tiver controle, pode dar adeus a 100 euros para pagar a multa! Não validar e não ter comprado o ticket é a mesma coisa para o fiscal!
*quem mora em Viena e tem o Ticket Anual para usar o transporte público pode levar o cachorro sem ter que pagar meia passagem.
Related posts
21 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
O que eu gostei do metrô aí de Viena é que os trens sao grandoes, e nao como aqui em Hamburg que sao divididos porque daí se vc entre num lugar onde tem muita gente sentado tem a opcao de procurar um lugar livre mais adiante, o que não dá muito certo aqui… Mas achei meio mala o fato de ter q pagar pra levar bicicleta, por aqui é de gratis, e também achei as estacoes meio pareceidas entre si, se a pessoa for meio desligada, tipo minha mãe, é capaz de ser perder e descer no lugar errado… hehehheh
bom fim de semana!!!
hahahaha
Realmente!! Eu também acho as estacoes parecidas!
Aqui para levaar bicicleta tem que pagar meia. Mas quem compra o ticket anual pode levar bicicleta ou cachorro de graca! Como falei, só para quem compra o ticket anual. O do dia-a-dia tem que pagar meia. E é sim meio mala! hahaha
Beijos!!
Olá Leticia, e qual o valor do Ticket anual e como funciona?
Oi, Pablo!
O ticket anual custa €365 e você pode andar durante um ano quantas vezes quiser e em todos os transportes públicos. Vale muito a pena para quem mora na cidade!
oi LÊ!
tadinha…pode sentar sim… rsrsr
aqui na Alemanha é um pouco parecido com o sistema daí de tickets…
dei risada do post como sempre…rsrsr Adoro seu senso de humor!!!
beijinhos
Ahahhaahaahhahahahahahahahahhahahahahahhaahahah! Só de pensar na adorável cara de fiofó que vc COM CERTEZA fez eu ri alto. É, que senhorinha que gosta de causar a discórdia, hein? Sou a favor de ter uma plaquinha indicando assento preferencial para jovens com alma de idosa: aí sim! <3 amo tu!
Oi! Esse tipo de coisa é de dar raiva mesmo. Já presenciei coisas do tipo duas vezes e até agora me sobe o sangue.
Mas o que são esses negócios laranjas na foto?
Oi Letícia como vai?!É nessa mesma maquina que valido o Viena Card no momento do primeiro uso?
É sim, Pollyanna!
Beijos!
Oi Letícia,
Vou em breve a Viena pela primeira vez e acabei de saber através de seu blog sobre a necessidade de validação dos bilhetes. Caso eu compre o bilhete de 24 ou 48 horas, precisarei validar a cada vez que utilizá-lo?
Oi, Ana!
A validação do ticket de 24 ou 48h é necessária apenas no primeiro uso. O ticket será carimbado com o horário que você validou. Se foi, por exemplo, às 10h, o mesmo ticket será válido até às 10h do dia seguinte (caso seja o de 24h).
Beijos,
Letícia.
Olá Letícia,eu novamente..rsrs. Poderias me dizer como faço para me deslocar de Viena até Brastilava? Tentando ver se a empresa Eurail faz o trajeto, mas nao descobri. Na verdade, estou em dificuldades em saber qual empresa compro os passes para eu transitar de trem entre os países. Chegarei por Berlim, fico uns dias, de Berlim- Praga-Viena-Brastilava (bate e volta)-Budapeste. Se puderes me ajudar neste quesito, fico imensamente grata!!!!!! gd beijooooo
Oi, Débora!
Tem post aqui no blog já! Procure por “Bratislava” no campo de pesquisa que você encontrará todos os jeitos de fazer o trajeto.
Grande beijo!
Boa noite, Gostaria de saber se podemos levar mala no Metro, tem que pagar sepado tb, como a bicicleta?
Oi, Izabel!
Você pode levar mala sem pagar taxa adicional. Beijos!!
Oi Letícia tudo bem?
Estou em Viena e suas informações sobre o metrô estão sendo muito úteis. obrigado.
Oi, José!
Muito obrigada pela confiança.
Beijos e aproveite Viena! 🙂
Olá Leticia! Entrei no metro sem validar o ticket. Posso validar depois da compra? Comprei um ticket por um dia domingo e um que tem data de Segunda a Segunda acho. Posso validar agora? Ou devo comprar outro ticket. Fiquei com medo da multa!!
Pode validar depois da compra sim, Luis!
O que tem data estipulada (acredito que seja o semanal, certo?) não precisa ser validado.
Beijos e curta Viena!!
Letícia, excelente post, ajudou mto!
Então, deixa eu ver se entendi.. vou precisar ir da Hauptbahnhof pro meu hotel que fica pertinho da estação Neubaugasse, então acho que a melhor maneira seria pegar o metrô U1 até Stephenplatz e trocar pra linha U3 até Neubaugasse, certo? Nesse caso, vou fazer baldeação pra um sentido só então não preciso pagar outra passagem.. da mesma forma como funciona aqui em SP, é isso mesmo?
Obrigada!
Certinho, Mariana!!